REVISITANDO O LIVRO DE HISTÓRIA DO 1° ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003

Autores

  • Eumar Conde Queiroz Junior Universidade Federal do Acre
  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Livro didático. Lei 10.639/2003. História.

Resumo

Este trabalho é um desdobramento do projeto intitulado “Revisitando o livro de História da Educação Básica através da Lei 10.639/2003”, do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), da Universidade Federal do Acre (Ufac). Esta análise torna-se importante uma vez que o livro didático ainda é o recurso mais utilizado nas salas de aula. Tem por objetivo analisar as mudanças sofridas nas obras didáticas em relação à referida lei. A metodologia se deu através de leituras do referencial teórico, baseado, sobretudo, em Bittencourt (2008) e Silva (2011), e de análises da 1º e 2º edições do livro em estudo, para identificar conteúdos relacionados à temática africana e afro-brasileira e de que forma os negros estão inseridos nos mesmos. Através dos estudos desenvolvidos e das análises, notou-se que ambas as edições, mesmo possuindo limitações, houve uma maior inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Queiroz Junior, E. C., & Lima da Rocha, F. R. (2019). REVISITANDO O LIVRO DE HISTÓRIA DO 1° ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(1), 58–70. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2365