A LUTA POR MORADIA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO RACISMO BRASILEIRO

Autores

  • Jeferson Diogo de Andrade Garcia Secretária Municipal de Educação de Maringá - Seduc
  • Roger Domenech Colacios Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Moradia, Racismo, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo a discussão sobre a questão da moradia e do racismo no Brasil contemporâneo. É fato que as péssimas condições de domicílio, ou mesmo a falta de habitações, incide diretamente sobre algumas parcelas da população, especialmente os negros. No Brasil, a forma insidiosa pela qual a legislação habitacional, ou referente à propriedade privada da terra, tem se configurado, além das condições econômicas socialmente impostas pelo capitalismo dependente da população negra, coloca em evidência que a falta de moradia é um dos traços característicos do racismo. Esta discussão propõe a análise da questão urbana e do racismo no Brasil, o debate sobre as formas em que o capitalismo dependente atua diretamente na questão habitacional e, por fim, alternativas de   luta por formas dignas de vida, como melhores condições de habitação e demais aparelhos sociais, necessários para o combate ao racismo no país.

Biografia do Autor

Jeferson Diogo de Andrade Garcia, Secretária Municipal de Educação de Maringá - Seduc

Professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de Maringá (Seduc). Mestre em Educação e Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Roger Domenech Colacios, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em História pela UEM.

 

Referências

BAMBIRRA, Vânia. O capitalismo dependente latino-americano. 4.ed. Florianópolis: Insular, 2019.

FONTES, Virgínia. Capitalismo, imperialismo, movimentos sociais e lutas de classes. In: Revista em Pauta, n. 21, p.23-36, 2008.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América latina. Porto Alegre: L&PM. 2016.

GALEANO, Eduardo. De Pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM. 2018.

IASI, Mauro Luis. Os males do Brasil são... 2022. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2022/06/10/os-males-do-brasil-sao/. Acesso em: 10 jun. 2022.

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. 2022. Disponível em: endereço: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/ 25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html. Acesso em: 08/02/2023

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. 143 p. (Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, n. 39). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101629. Acesso em: out. 2019.

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020.

IBGE. IBGE mostra as cores da desigualdade. 2018. Elaborada por Agência IBGE notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21206-ibge-mostra-as-cores-da-desigualdade. Acesso em: 31 jul. 2020.

HARVEY, David. A liberdade da cidade. MARICATO, Ermínia (org.). Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. 2013. p.27-34.

LAZARINI, Ademir Quintilio. Capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.

LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 2021.

MARICATO, Ermínia. É a questão urbana, estúpido! In: MARICATO, Ermínia (org.). Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. 2013. P. 19-26.

MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Brasil negro. 3.ed. Sâo Paulo: Anita Garibaldi, 2020.

MOURA, Clóvis. Brasil: raízes do protesto negro. São Paulo: Editora Dandara, 2023.

SEVCENKO, Nicolau. Extático na metrópole: São Paulo nos frementes anos 20. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

SEVENKO. Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na I República. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SOUZA, Cristiane Luíza Sabino de. Racismo e luta de classes na América Latina: as veias abertas do capitalismo dependente. São Paulo: Hucitec, 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Garcia, J. D. de A., & Colacios, R. D. (2024). A LUTA POR MORADIA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO RACISMO BRASILEIRO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(2), 119–134. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/6955

Edição

Seção

ARTIGOS