O SUJEITO DE BICICLETA

DA POLÍTICA DE SEGREGAÇÃO AO AUMENTO DA DESIGUALDADE

Autores

  • Uanderson Franco Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Bicicleta, Cor e raça

Resumo

Ao analisar a política de mobilidade urbana no Brasil, observamos que o racismo estrutural afeta negativamente o acesso, a qualidade e o serviço de transporte por bicicleta, pois estes se configuram no planejamento de cidades que colocam as questões raciais e econômicas em detrimento da qualidade e eficiência de deslocamento. Este estudo se baseia no levantamento bibliográfico em plataforma e sites on-line, além da contribuição de um dos autores, que é ciclista. O estudo pretende lançar discussões sobre a política de segregação na mobilidade urbana nacional, em Feira de Santana e sobre o uso da bicicleta como meio de transporte nos espaços da cidade. É importante registrar o uso da bicicleta para inclusão dos ciclistas em vias públicas, o uso de espaços democráticos, bem como a influência de fatores como classe, gênero, cor e raça na experiência de quem utiliza a bicicleta como modal de transporte. Considerados tais fatores, verifica-se, no conjunto com outras políticas públicas, que o planejamento da mobilidade urbana é desigual e aumenta a segregação entre as pessoas.

Biografia do Autor

Uanderson Franco Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana (Planterr/UEFS). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

José Raimundo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutor em Educação e Contemporaneidade e Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Pleno na UEFS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional em Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Barbosa, U. F., & Lima, J. R. O. (2024). O SUJEITO DE BICICLETA: DA POLÍTICA DE SEGREGAÇÃO AO AUMENTO DA DESIGUALDADE. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(2), 205–218. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/6959

Edição

Seção

ARTIGOS