IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS GUAJARÁ MIRIM

ANÁLISE DE CONJUNTURA E AÇÕES INICIAIS

Autores

  • Augusto Rodrigues de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Claudete Marques das Neves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Guajará-Mirim
  • Fernanda Léia Batista Souza Estevão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Guajará-Mirim
  • Tainá Cunha de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Guajará-Mirim

Palavras-chave:

Educação para as relações étnico-raciais, Lei 10.639/2003, NEABI

Resumo

O artigo apresenta o relato de experiência das ações de implementação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Guajará-Mirim no ano de 2022. A metodologia do projeto partiu da análise da conjuntura local de acordo com as características sociais do município de Guajará-Mirim e os documentos institucionais da unidade de ensino. Seguiu-se a implementação de atividades de ensino, pesquisa e extensão alinhadas aos objetivos do NEABI. Posteriormente, realizou-se a avaliação de como os resultados da análise de conjuntura e das ações realizadas no ano de 2022 contribuíram para se alcançar o objetivo da consolidação do núcleo na realidade local e quais desafios se estabelecem para os próximos anos. A escrita do relato tem o duplo propósito de documentar a construção histórica do núcleo por meio da produção teórica, quanto para compartilhar com outros grupos iniciantes as dificuldades e oportunidades encontradas na consolidação do núcleo na realidade local.

Biografia do Autor

Augusto Rodrigues de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO

[1] Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará Mirim. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRO. Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus-AM (FSDB).

Claudete Marques das Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Guajará-Mirim

Possui graduação em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Federal de Rondônia (2003), graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (2005), curso de 2ª licenciatura em PEDAGOGIA PLENA (2022), especialização lato sensu em Educação Especial (2008), Gestão Comunitária (2010) e em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (2021) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Atuou como TAE - no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais no IFRO de 2018 até 2023. Participa do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Acessibilidade e Educação Inclusiva - GPDIN (IFRO). Coordenadora da Educação Inclusiva do IFRO (2018 a 2021). Conselheira CEPEX IFRO (Biênio 2019-2021), Coordenadora Geral da UAB/IFRO (2020-2022). Coordenadora de Ensino de Graduação Substituta (2021 a 2022). Chefe do Departamento de Inclusão e Diversidade do IFRO (2022 - 2023). Atualmente é professora EBTT - área Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia atuando no campus Guajará-Mirim, fronteira Brasil-Bolívia.

Fernanda Léia Batista Souza Estevão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Guajará-Mirim

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (2010). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Orientação Escolar, Inclusão, educação indígena e interculturalidade. 

Tainá Cunha de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Guajará-Mirim

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Rondônia (2010) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2022). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus de Guajará-Mirim. Atuou como chefe do Departamento de Extensão. Tem experiência na área de Química, com ênfase no Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de química, escolarização indígena, teoria decolonial.

Referências

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rodrigues de Sousa, A., Neves, C. M. das ., Estevão, F. L. B. S., & Aguiar, T. C. de. (2024). IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS GUAJARÁ MIRIM: ANÁLISE DE CONJUNTURA E AÇÕES INICIAIS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(2), 24–40. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7063

Edição

Seção

ARTIGOS