OS DESDOBRAMENTOS DA OMISSÃO DO QUESITO COR / RAÇA NAS MATRÍCULAS ESCOLARES E SUAS IMPLICAÇÕES

Autores

  • Sueli Encarnação Francisco Colégio Pedro II/ MPPEB
  • Esther Kuperman Colégio Pedro II / MPEEB

Palavras-chave:

racismo, cor/raça, censo escolar

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão acerca das possíveis implicações na omissão ou não preenchimento do quesito cor / raça durante o preenchimento das matrículas escolares na rede pública de ensino, tendo em vista a obrigatoriedade deste dado através da Portaria nº 156 de 20/10/2004.  A temática justifica-se, pois através destes dados é possível a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à eliminação de desigualdades históricas entre grupos populacionais. De natureza qualitativa, para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa documental como metodologia. O objetivo do artigo é  compreender como a omissão ou não preenchimento do quesito cor/raça nas fichas de matrículas pode indicar uma negação dos estudantes de identificarem-se como indíviduos negros. O referencial teórico do trabalho pauta-se no conceito de negritude a partir de Munanga (2012) e na discussão acerca do ser negro e tornar-se negro, segundo Neusa Santos Souza (1983). Como resultado, foi possível perceber que a omissão dos dados raciais pode desencadear dentre tantos, a não formulação de políticas públicas direcionadas ao combate do racismo, a não identificação dos estudantes e a manutenção do racismo nas instituições escolares.

Biografia do Autor

Sueli Encarnação Francisco, Colégio Pedro II/ MPPEB

Mestranda do curso Mestrado Profissional Em Práticas De Educação Básica do Cólegio Pedro II. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem (UERJ/2009). Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é funcionária efetiva da Prefeitura Municipal de Mesquita e funcionária efetiva da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogo, ambiente não-escolar, racismo, alfabetização e intolerância.

Esther Kuperman, Colégio Pedro II / MPEEB

Possui mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor titular do Departamento de Pesquisa e Pós Graduação do Colégio Pedro II Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Político Brasileiro, Estado e Sociedade no Brasil Contemporâneo, História Econômica, Formação da Identidade Nacional Brasileira, Classes Sociais e Conflito e História do Brasil. Também atua na área de História Contemporânea, com ênfase em História do Oriente Médio Contemporâneo e História Econômica. Faz parte do Programa de Estudos Judaicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Colaboradora da Comissão de Altos Estudos do Centro de Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. Representante da Universidade de Tel Aviv no Brasil. Pertence ao Grupo de Pesquisa LEHI - Laboratório de Economia e História, listado no Diretório de Grupos. Pós Doutoranda em História na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Após a aposentadoria, desenvolve atividades docentes e de pesquisa quando solicitada como Professora Convidada junto ao MPPEB Mestrado em Práticas de Educação Básica, do Colégio Pedro II, sem remuneração.

Referências

INEP. Determina que as unidades escolares adeqüem suas fichas de matrícula aos quesitos do questionário do Censo Escolar. Portaria nº 156 de 20/10/2004. Disponível em: Diário das leis - Determina que as unidades escolares adeqüem suas fichas de matrícula aos quesitos do questionário do Censo Escolar. (diariodasleis.com.br). Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

LUVEZUTE KRIPKA, R. M.; SCHELLER, M.; DE LARA BONOTTO, D. La investigación documental sobre la investigación cualitativa : conceptos y caracterización. Revista de Investigaciones UNAD, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 55–73, 2015. DOI: 10.22490/25391887.1455. Disponível em: https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/revista-de-investigaciones-unad/article/view/1455. Acesso em: 20 jun. 2023.

MUNANGA, K. (2012). NEGRITUDE E IDENTIDADE NEGRA OU AFRODESCENDENTE: um racismo ao avesso?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 06–14. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/246

SANTOS, Neuza Souza. Tornar-se Negro ou as Vicissitudes da Identidade do Negro em Ascenção Social. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Francisco, S. E., & Kuperman, E. (2024). OS DESDOBRAMENTOS DA OMISSÃO DO QUESITO COR / RAÇA NAS MATRÍCULAS ESCOLARES E SUAS IMPLICAÇÕES. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(2), 180–191. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7333

Edição

Seção

ARTIGOS