POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA UTFPR – CAMPUS CURITIBA

UM ESTUDO DE CASO VOLTADO À TEMÁTICA RACIAL

Autores

  • Ana Crhistina Vanali Centro Universitário Senai-PR - Unisenai-PR
  • Andrea Maila Voss Kominek Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Celso Fernando Claro de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná- IFPR - Campus Pitanga
  • Jussara Marques de Medeiros Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Cotas raciais, História e Cultura Afro-brasileiras, Banca de heteroidentificação UTFPR

Resumo

O presente artigo apresenta, brevemente, as principais iniciativas adotadas no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) visando promover a integração étnico-racial. Analisou-se as mudanças efetuadas pela instituição para se adaptar a legislação que regulamenta o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e o sistema de cotas nas instituições federais de ensino superior. Para isso utilizou-se o método da pesquisa documental. A análise do material coletado permitiu realizar reflexões sobre os desafios para a valorização das raízes afro-brasileiras no ambiente acadêmico da UTFPR. Concluiu-se que ainda há muito a ser discutido e aprimorado, tanto das cotas raciais, como das bancas de heteroidentificação na instituição para que, além de atingirem seus objetivos, constituam processos seguros.

Biografia do Autor

Ana Crhistina Vanali, Centro Universitário Senai-PR - Unisenai-PR

Professora no Centro Universitário Senai-PR (Unisenai-PR). Doutora em Sociologia, Mestra em Antropologia Social, Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Andrea Maila Voss Kominek, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutorado em Sociologia pela Universidad de Salamarca (USAL/Espanha). Mestra em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Celso Fernando Claro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná- IFPR - Campus Pitanga

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR – Campus Pitanga). Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar).

Jussara Marques de Medeiros, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Assistente Social na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Tecnologia pela UTFPR. Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Vanali, A. C., Kominek, A. M. V., Oliveira, C. F. C. de, & Medeiros, J. M. de. (2024). POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA UTFPR – CAMPUS CURITIBA: UM ESTUDO DE CASO VOLTADO À TEMÁTICA RACIAL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(2), 09–23. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7351

Edição

Seção

ARTIGOS