AÇÕES AFIRMATIVAS COMO INSTRUMENTO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR:

REFLEXÕES A PARTIR DE SEUS DISPOSITIVOS LEGAIS

Autores

  • Marcelo Feliciano de Melo Universidade Federal do Acre - Ufac
  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Ações Afirmativas. Conjunto de leis. Acesso à educação superior. Bônus do Argumento de Inclusão Regional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a política de ações afirmativas como instrumento de acesso a cursos superiores no Brasil, com foco no Bônus do Argumento de Inclusão Regional, instituído em 2019 pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Este estudo analisa como esse bônus tem ampliado o acesso aos cursos de graduação da instituição. A pesquisa foi organizada a partir de uma revisão bibliográfica e análise documental de cunho exploratório, baseando-se nas normas internas da IES, nos editais e nas chamadas públicas de ingresso. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos de Gil (2017), Feres Júnior et al. (2018), Gomes (2001) e Mocelin et al. (2018), com o objetivo de evidenciar o contexto histórico e o processo de implantação das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro, bem como o conjunto de leis que lhe dá sustentação, como a Constituição Federal de 1988, a LDB 9.394/96, a Lei 12.711/2012, que institui as cotas nas Instituições Federais, e a Resolução nº 025 de 11 de outubro de 2018, que instituiu o Bônus do Argumento de Inclusão Regional na UFAC. Os resultados preliminares indicam que a implementação dessas políticas tem possibilitado um acesso mais justo à educação superior para uma parcela da população geograficamente excluída. Além disso, apontam que o Bônus do Argumento de Inclusão Regional na Ufac tem se mostrado eficaz como um indutor de acesso regionalizado, especialmente no curso de Medicina, promovendo maior equidade e igualdade.

Biografia do Autor

Marcelo Feliciano de Melo, Universidade Federal do Acre - Ufac

Discente de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/Ufac). Graduado em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Assistente Administrativo na Ufac.

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Professor Titular de Sociologia da Educação do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará /UFPA (2020). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2001) na área de História, Política Sociedade, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (1997). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Acre/UFAC (1994). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1990) com habilitações em Magistério das Disciplinas Pedagógicas e Administração Escolar. Antes de ingressar no magistério superior, atuou como professor na rede pública de ensino do Estado do Acre onde, além da docência, exerceu as funções de Secretário Escolar, Coordenador Pedagógico, Técnico em Educação e professor no Curso de Magistério. Na educação superior tem experiência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária e na gestão acadêmica tendo exercido funções de Pró-Reitor de Graduação, Coordenador de Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, Coordenador de Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenação do Mestrado em Educação da UFAC, Diretor de Programas e Projetos Especiais e Coordenador Institucional na UFAC do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica/PARFOR. É autor dos livros: "Professores para as séries iniciais: o dilema da eterna transitoriedade" (EDUFAC, 2004) e "Práticas, Rituais de Avaliação e Cultura da Escola" (EDUFAC, 2011), além de organizador das seguintes obras: "Atuação profissional em educação e saúde: conceitos e procedimentos" (CRV, 2018) e "Contextos, sujeitos e práticas de formação de professores(as): os desafios do Parfor" (CRV, 2020). Desenvolve estudos, pesquisa, produz e orienta trabalhos acadêmicos vinculados às seguintes temáticas: política educacional; políticas e programas de formação de professores, gestão e financiamento da educação da educação básica, organização e administração de sistemas de ensino, políticas de acesso e permanência na educação superior. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Acre/UFAC e do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte da Universidade Federal do Pará/UFPA. Preside o Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Parfor/FORPARFOR, Membro do Comitê Técnico Científico da Educação Básica (CTC/CAPES, mandato 2023-2025), Presidente da Seção Estadual da Anpae/Acre

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Melo, M. F. de, & Carvalho, M. C. A. de . (2024). AÇÕES AFIRMATIVAS COMO INSTRUMENTO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR:: REFLEXÕES A PARTIR DE SEUS DISPOSITIVOS LEGAIS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 7(2), 149–164. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7527

Edição

Seção

ARTIGOS