O ESTUDO DA VIDA E OBRA DE GRANDES NOMES DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM A TÉCNICA DRAW MY LIFE.

Autores

  • Marco Aurélio de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • João Batista Diniz Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

A Física Moderna e Contemporânea é uma das áreas do conhecimento humano que mais contribuem para a análise dos fenômenos naturais e a compreensão das constantes descobertas científicas que repercutem diretamente no avanço tecnológico. Contudo, essa ciência geralmente não é ofertada a estudantes do Ensino Médio e assim os jovens perdem a oportunidade de ter contato com descobertas mais recentes da Física. Dada a natureza geralmente complexa do tema, sobretudo em relação ao formalismo matemático, é necessário buscar metodologias de estudar a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio de modo a privilegiar a parte conceitual, histórica e sua aplicação prática, tudo isso de uma forma que o aluno seja atuante em todo o processo, e não apenas um espectador. Este artigo apresenta uma técnica baseada nos vídeos Draw My Life no qual alunos do Ensino Médio estudaram a vida e obra de grandes cientistas da Física Moderna e Contemporânea e produziram animações que representaram os aspectos mais relevantes de suas biografias e descobertas científicas. Essa metodologia foi desenvolvida e aplicada com sucesso com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, no campus de Ji-Paraná.

Biografia do Autor

Marco Aurélio de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Físico, Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Especialista em Ensino de Ciências e Matemática; Mestrando em Ensino de Física. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

João Batista Diniz, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Física. Departamento de Física da UNIR. Orientador de Mestrado em Ensino de Física

Referências

MEDEIROS, D. Física Moderna. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BIEZUNSKI, Michel. História da Física Moderna. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marcos Antônio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, vol. 5, n. 1, p. 23-48, Janeiro 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - Física. Brasília, DF, 2000.

REZENDE, F; LOPES, A. M. A; EGG, J. M. Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de Física e de Matemática a partir do discurso de professores. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 185-196, 2004.

MAAR, J. H. Justus von Liebig, 1803-1873. Parte 1: vida, personalidade, pensamento. Química Nova, v. 29, n. 5, p. 1129, 2006.

TERRAZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de Ensino médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 9(3), p. 209-214, 1992.

COUTINHO, M. Conheça a série ‘Draw my life’, desenhada por usuários do Youtube. Disponível em< http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/04/conheca-serie-draw-my-life-desenhada-por-usuarios-do-youtube.html>, [acesso em 24/09/2014]

PRESSE, F. 'Draw My Life': histórias pessoais em desenhos infantis dominam o YouTube. Disponível em <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/09/draw-my-life-historias-pessoais-em-desenhos-infantis-dominam-o-youtube.html [acesso em 24/09/2014]

BROWN, H. Teaching by principles. San Francisco, Pearson Education, 2001.

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1980.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

de Jesus, M. A., & Diniz, J. B. (2014). O ESTUDO DA VIDA E OBRA DE GRANDES NOMES DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM A TÉCNICA DRAW MY LIFE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 1(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/102

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra