Perfil de visitantes em exposição científica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na região norte do Brasil
Resumo
As exposições de museus constituem um instrumento educacional não formal que enriquecem e tornam mais práticas a experiência nas escolas. O objetivo foi apresentar o perfil dos visitantes da exposição “Técnicas anatômicas: do baixo custo à alta relevância no Ensino de Ciências” que pretendeu divulgar técnicas de baixo custo para a preparação de acervo de anatomia e mostrar que com material de fácil acesso é possível montar peças anatômicas de qualidade e relevância para aulas de Ciências em laboratórios ou espaços não formais. Foram apresentadas peças de animais oriundos da fauna da Amazônia Ocidental e de animais domésticos. As técnicas para confecção das peças utilizaram materiais rotineiros e de baixo custo: Maceração de cadáveres; Clareamento de ossos; Montagem de esqueletos; Criodesidratação; Incrustação em resina; Fixação em solução conservante; Injeção de látex e corrosão; Impressão 3D. O perfil dos visitantes foi composto predominantemente por jovens estudantes, do Ensino Fundamental, do sexo feminino. A presença de quase 3000 visitantes em dois dias de exposição mostra o interesse pelo assunto e como a extensão universitária é importante para a cidade de Rio Branco. As técnicas expostas utilizaram conhecimentos de áreas como química (reações químicas, elementos/substâncias químicas, estados da matéria), matemática (pesos, medidas, quantidades), processos biológicos como a decomposição por bactérias na maceração, para a construção das peças expostas. Essas peças poderiam ser feitas pelos próprios alunos com o auxílio do professor, aumentando o envolvimento do aluno e tornando-o sujeito na construção do conhecimento e não um mero assimilador de informações.Downloads
Publicado
2018-05-11
Como Citar
Peruquetti, P., Kassab, S., Santos, B. S., Mendonça, E. C. L., & Carvalho, Y. K. de. (2018). Perfil de visitantes em exposição científica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na região norte do Brasil. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 5(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1483
Edição
Seção
Ciências Biológicas