METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DA MATEMÁTICA

Autores

Resumo

O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa colaborativa numa turma mista de 13 alunos, oriundos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Química, Informática e Florestas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, no Campus de Ji-Paraná. A abordagem temática do estudo é de ordem qualitativa, tendo como metodologia a Pesquisa Ação utilizando como análise a Resolução de Problemas. Por essa razão nossa indagação inicial foi: Em que medida a Resolução de Problemas pode produzir conhecimentos significativos no Ensino da Matemática em alunos dos cursos técnicos integrados do campus do IFRO em Ji-Paraná? Os objetivos por sua vez são: Desenvolver uma metodologia de Ensino da Matemática baseada na Resolução de Problemas, aplicar a metodologia da pesquisa-ação e através de uma abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Engel (2000) e Onuchic (1999, 2004 e 2013), Polya (1978 e 1994) e Ponte (1994 e 2004) em Resolução de Problemas, Dante (1998 e 2013) e Valente (2005 e 2008) em Educação Matemática. Como instrumentos de coletas, utilizou-se a Resolução dos Problemas construídos pelos alunos, Diário de Campo do Pesquisador e Diário de Campo dos Pesquisados. Analisou-se durante cada etapa, itens como a compreensão, criticidade e sugestão apresentadas por eles, permitindo uma readaptação dos problemas, ajustando-os para as próximas atividades que seriam desenvolvidas. Durante a pesquisa houve um crescimento significativo na aprendizagem, demostrando maior interesse em resolver os Problemas, desenvolvimento em grupos de suas estratégias de resolução, comunicação e defesa de seus conceitos deixando propostas de melhorias nas formulações das atividades. Chegou-se ao fim da pesquisa, com compreensões e certezas de novas abordagens a serem exploradas nas aulas do dia a dia de nossa prática pedagógica, melhorando e contribuindo para o Ensino Aprendizagem do aluno.

Biografia do Autor

Gleison Guardia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Professor Pesquisador da Área de Ensino da Matemática e Matemática aplicada a Informática, Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2016), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2005) e pela Faculdade de Rolim de Moura (2010), Licenciado pela Universidade Federal de Rondônia (2002). Professor da Rede Federal de Educação com passagem na Rede SESI e SENAI e também na Rede Estadual e Municipal de Educação

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Publicado

2019-01-26

Como Citar

Guardia, G. (2019). METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DA MATEMÁTICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 5(3). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1745

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Seção

Resumos de Dissertações e Teses

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