HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Souza, Dominique Guimarães Professor na Rede pública da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUCRJ).
  • Miranda, Jean Carlos Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Lincoln Mansur Coelho SEEDUC RJ

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Impactos Ambientais, Atividades lúdicas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a construção e uso de histórias em quadrinhos, por alunos da educação básica, como recurso para discussão de conteúdos vinculados ao tema “Impactos Ambientais”. Para tal, foi aplicado um questionário a 73 alunos de quatro turmas do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Deodato Linhares (Miracema/RJ). Os dados obtidos indicam uma boa avaliação da atividade, como importante recurso para ampliar, aprofundar e contextualizar os conteúdos vinculados às questões ambientais.

Biografia do Autor

Souza, Dominique Guimarães, Professor na Rede pública da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUCRJ).

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professor na Rede pública da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUCRJ).

Miranda, Jean Carlos, Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutor em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

[1] GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
[2] KONDRAT, Hebert; MACIEL, Maria Delourdes. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55, p. 825-846, 2013.
[3] UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. – Brasília: UNESCO, 120 p., 2005.
[4] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.138 p.
[5] NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, p. 86-94, 2009.
[6] FERREIRA, Denise Helena Lombardo. O tratamento de questões ambientais através da modelagem matemática: um trabalho com alunos do ensino fundamental e médio. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 496 f., 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102168. Acesso em: 22 out. 2019.
[7] BIZERRIL, Marcelo; FARIA, Dóris S. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 82, n. 200/201/202, p. 57-69, 2001.
[8] MIRANDA, Jean Carlos; SOUZA, Dominique Guimarães de; ARRUDA, Kíssila Marinho; COSTA, Rosa Cristina. Avaliação de um jogo didático para o ensino de Botânica. In: Anais do IX Encontro Regional de Ensino de Biologia (Regional 2), p. 1-15, 2019.
[9] LOTUFO, César Augusto; SMARRA, André Luís Soares. A eterna luta do bem contra o mal - Os quadrinhos pela educação. In: GOMES, Nataniel dos Santos (Org.). Quadrinhos e Transdisciplinaridade. Curitiba: Appris, 2012.
[10] DIAS, Sebastião Duarte; SABINO, Claudia Vilhena Schayer; LOBATO, Wolney. Uso da história em quadrinhos na educação ambiental em Santo Antônio de Pádua, RJ. Revista Terrae Didatica, v. 15, p. e019032, 2019.
[11] BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf>.Acesso em: 20 out. 2019.
[12] CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Cristina. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.16, n.1, p.217-236, 2009.
[13] CARUSO, Francisco; CARVALHO, Miriam; SILVEIRA, Maria Cristina. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, v. 8, p. 1-9, 2002.
[14] RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo - Ciências e Biologia. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 2012.
[15] MIRANDA, Jean Carlos; GONZAGA, Glaucia Ribeiro; COSTA, Rosa Cristina. Produção e avaliação do jogo didático “Tapa Zoo” como ferramenta para o estudo de Zoologia por alunos do Ensino Fundamental Regular. Holos, v. 4, p. 383-400, 2016.
[16] SANTOS, Victor João da Rocha Maia; SILVA, Fernanda Britto da; ACIOLI, Monica Fagundes. Produção de Histórias em Quadrinhos na abordagem interdisciplinar de Biologia e Química. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, p. 1-8, 2012.
[17] BRASIL. Lei. 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
[18] SMARRA, André Luís Soares; LOTUFO, César Augusto; LOPES, Vera de Fátima Maciel. As contribuições das histórias em quadrinhos de Maurício de Souza para a Educação Ambiental. In: Anais do XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, p. 455-461, 2014.
[19] NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais), Universidade de Brasília, Palmas-TO, 30 f., 2012.
[20] CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2001.
[21] VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.
[22] KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2008.
[23] MASSETO, Marcos Tarciso. Ensino de Engenharia: Técnicas para Otimização das Aulas. São Paulo: Avercamp Editora, 2007.
[24] BZUNECK, José Aloyseo. As crenças de auto-eficácia e o seu papel na motivação do aluno. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 116-133.
[25] COELHO, Lincoln Mansur. Cultura Material e Ensino Lúdico: o uso da numismática em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino), Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua-RJ, 102 f., 2018. Disponível em: http://infes.uff.br/wpcontent/uploads/sites/147/2019/06/DISSERTA%C3%87%C3%83O-LINCOLN-MANSUR.pdf>. Acesso em: 15 out. 2019.
[26] NOVAK, Joseph Donald; GOWIN, D. Bob; VALADARES, Carla. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.
[27] ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, p. 1-10, 2016.
[28] PESSOA, Alberto Ricardo; UTSUMI, Luciana Miyuki Sado. A formação do professor e as histórias em quadrinhos na sala de aula. Academos, v. 5, p. 1-13, 2009.
[29] SOUZA, Dominique Guimarães de. Análise da implementação do PIBID ciências naturais pela Universidade Federal Fluminense, no período de 2014 a 2015. 2018. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Ensino, Infes, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2018.
[30] CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Maria Cristina. Quadrinhos: uma proposta de releitura de saberes. Encontro de Literatura Infantil e Juvenil–Leitura e Críticas, v. 5, p. 1-15, 2008.
[31] TELLEZ, Ingrid Rodriguez. A produção de história em quadrinhos a partir da leitura de textos históricos por licenciandos do PIBID. Atas do IX ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, 2013.
[32] LAVARDA, Tabatta C. S. da Silva. Sugestões do uso de histórias em quadrinhos como recurso didático. In: EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação Anais 2017. Curitiba: Editora Universitária Champagnat. p. 21100-21107.
[33] KUNDLATSCH, Aline; CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa. Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 2, n. 2, 2019.
[34] OLIVEIRA, Luiza Gabriela; FRANCO, Marco Antonio M.. O uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências: perspectivas de letramento científico. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa- PR. SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - Ponta Grossa/PR, 2014.
[35] RAHDE, Maria Beatriz. Origens e evolução da história em quadrinhos. Revista Famecos, v. 3, n. 5, p. 103-106, 1996.
[36] PICONI, Andressa Cristiani; TANAKA, Eduardo Hideki. A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos autistas. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2003. p. 385-394.
[37] SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Medicina, p. 284-292, 2014.
[38] SANTOS, Taís Conceição; PEREIRA, Elienae Genésia Correa. Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Revista Práxis, v. V, p. 51, 2013.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Guimarães de Souza, D., Carlos Miranda, J., & Mansur Coelho, L. (2020). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 7(2), 219–238. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3304

Edição

Seção

Ciências Biológicas