PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO LABORATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Luciana de Sousa Cordeiro Rodrigues Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Alcides Loureiro Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Marcelo Loureiro da Silva Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Carlos Eduardo Garção de Carvalho Universidade Federal do Acre (UFAC)

Palavras-chave:

Práticas Tradicionais, Práticas Investigativas, Laboratorio

Resumo

Tradicionalmente, as práticas experimentais se caracterizam no modelo verificacionista, onde o foco está nos resultados e não no caminho que o estudante realiza para compreender os fenômenos. Em contraponto, o modelo investigativo propõe uma valorização da criatividade do aluno, nas alternativas de solução para os problemas propostos e na reflexão dos resultados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir as práticas de laboratório, considerando o modelo tradicional e as investigativas, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Rio Branco – Acre. Foi aplicado um questionário para professores que ministram aulas práticas de disciplinas das ciências da natureza. Os resultados indicam que as práticas investigativas são boas para serem utilizadas no laboratório do ensino superior, porém, questões variadas levantadas pelos professores, apontam para a necessidade de se superar dificuldades como o tempo de preparação e realização dessas práticas.

Biografia do Autor

Alcides Loureiro Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Acre. (2016). Possui curso de Aperfeiçoamento para Professores de Química pela Universidade de Aveiro (Portugal - 2014). Graduado em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal do Acre (2009). Atualmente é professor do quadro efetivo - área de química - Secretaria de Estado de Educação do Acre. Trabalhando no Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia. Trabalhou como químico da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), atuando na área de Energias Renováveis com ênfase na produção de óleos vegetais e biocombustíveis. É professor de Nível Superior da Faculdade Meta (FAMETA), atuando nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Engenharia Ambiental. Atuou como bolsista PIBIC CNPq e como supervisor do Programa PIBID/Química pela Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de QUÍMICA, com ênfase em ENSINO, TICs e em Energias Renováveis.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Luciana de Sousa Cordeiro Rodrigues, Santos, A. L., Loureiro da Silva, M., & Carlos Eduardo Garção de Carvalho. (2021). PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO LABORATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(2), 13–25. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3454

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra