REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BOM JESUS DAS SELVAS, MARANHÃO.

Autores

  • Maykelle Nunes Sousa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS BURITICUPU
  • Elson Silva de Sousa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS BURITICUPU
  • Jesuino da Silva Costa Martins Instituto Federal do Maranhão - Campus Buriticupu

Palavras-chave:

Formação, professores de ciências, Programa, Residência Pedagógica

Resumo

A sociedade atual exige que a formação inicial de professores possibilite a realização de um trabalho que rompa com a fragmentação, a descontextualização de conteúdos e possibilite a criticidade e a alfabetização cientifica dos discentes. Esta tarefa é complexa, em especial para a formação de professores de ciências em virtude da necessidade de maior associação da relação teoria/prática nos currículos das Licenciaturas. Políticas de Formação de Professores são fundamentais para diminuir este distanciamento entre o currículo e a realidade, visto que discussões e reflexões são pertinentes para auxiliar o processo formativo.Com isso, o presente trabalho teve como objetivo relatar a vivência ocorrida durante o Programa Residência Pedagógica, realizado em uma  escola pública de Bom Jesus das Selvas -MA desenvolvido no curso de Licenciatura em Biologia, do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Maranhão – Campus Buriticupu. Ao concluir as etapas do Programa e após a socialização das atividades percebe -se a importância dessas ações para a formação inicial de professores ao associar a teoria e a prática.

Biografia do Autor

Maykelle Nunes Sousa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS BURITICUPU

Graduanda em Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu.
Endereço: Rua Deputado Gastão Vieira, 1000. Buriticupu - MA, Brasil.CEP: 65393-000

Elson Silva de Sousa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS BURITICUPU

Mestre, Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu.
Endereço: Rua Deputado Gastão Vieira, 1000. Buriticupu - MA, Brasil.CEP: 65393-000

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7369-3704

Jesuino da Silva Costa Martins, Instituto Federal do Maranhão - Campus Buriticupu

Mestre, Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu.  

Endereço: Rua Deputado Gastão Vieira, 1000. Buriticupu - MA, Brasil.CEP: 65393-000

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2137-0054

Referências

[1] SILVA, V. F.; BASTOS, F. Formação de Professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada. Alexandria, v.5, n.2, p.150-188, 2012.
[2] BARBOZA, R.; MARTORANO, S.A.A. Reflexões e práticas na formação de professores de ciências naturais. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação matemática, v.1, n. 1, p. 16-29, 2017.
[3] CAMPOS, D. B.; MELLO, R.; SILVA, M. C.; FAGUNDES, A. B.; PEREIRA, D. Aprendizagem significativa com apelo ao lúdico no ensino de química orgânica: estudo de caso. Interscience Place, v. 1, n. 31, p. 241-267, 2014.
[4] COELHO, G.R.; AMBROZIO, R.M. O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública Federal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.36, n.2, p. 490 – 513, 2019.
[5] BAROLI, E.; VILLANI, A. Meio século de tensões na formação de professores de ciências no brasil. In: Congreso internacional sobre investigación en didáctica de las ciencias, Anais[...]Girona: Universitat de Valencia, 2013. p. 286-290.
[6] CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
[7] KRASILCHIK, M., MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2ed .São Paulo: Editora Moderna. 2007, 87p
[8] ROLDÃO, M.C. Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação, v. 12, n. 13, p. 108-126, 2005.
[9] TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002
[10] NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2009.
[11] TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
[12] AZEEM, M. Problems of Prospective Teachers During Teaching Practice. Academic Research International, v. 1, n. 2, p. 308-316, 2011
[13] PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
[14] FLORES, M. A. Discurso sobre o profissionalismo docente: paradoxos e alternativas conceptuais. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 851-870, 2014
[15] CALDERANO, M.A. O estágio curricular concepções teórico práticas e proposições. Juiz de Fora: Editora UFRJ, 2012.
[16] GATI, B.A.; NUNES, M.M.R.. (orgs). Formação de Professores para o ensino fundamental : estudo dos currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: Coleções textos FCC. v. 29, 2009.
[17] RABELO, D. B. B; COELHO, G. R. As contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do subprojeto de Biologia da UFES para a profissionalização docente de seus bolsistas e formação continuada do coordenador de área. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 190-210, 2018
[18] MOHR, Adriana; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy (Org.). Prática como componente curricular: que novidade é essa 15 anos depois? 1. ed. Florianópolis : NUP/CED/UFSC, 2017. 272 p. ISBN: 978-85-9457-025-3
[19] IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional, forma-se para a mudança e a incerteza. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010
[20] Fundação CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Edital Capes nº 6/2018 - Residência Pedagógica.Acesso em: 24 de junho de 2019
[21] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 mar 2020.
[22] COSTA, L.L.; FONTOURA, H.A. Residência Pedagógica : criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista@mbienteeducação, v.9, n. 2, p. 161-177, 2015.
[23] CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: Editora Aique, 1991.
[24] MALDANER, O. A. A Formação inicial e continuada de professores de Química. 3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
[25] CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. Coleção Questões da nossa época, v. 28. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
[26] SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. Cortez: São Paulo, 2007.
[27] CALDIERARO, I.P. Escola de Educação Básica: Institutos Legais, Organização e Funcionamento. Porto Alegre: Edição da autora. 2006
[28] CRUZ, M.I.A.; MENEZES, A.M.C.; OLIVEIRA, M.G.B.O. O Aperfeiçoamento Docente do Residente no Programa Residência Pedagógica - PRP na Escola Dom Malan nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Rev.Mult. Psic., vol.13, n.48, p. 934-943, 2019.
[29] SILVA, F.O.; NAIMAN, W.N.; GONÇALVES, F.L.A.; LIMA,E.P.R.; ZAN, R.A.; BAPTISTA, J.A.A. Gincana de ciências da natureza: contribuições de atividades interdisciplinares lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, Scientia Naturalis, v. 1, n. 2, p. 183-193, 2019
[30] CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Nunes Sousa, M., Silva de Sousa, E., & da Silva Costa Martins, J. (2020). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BOM JESUS DAS SELVAS, MARANHÃO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 7(2), 1001–1009. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4031

Edição

Seção

Relatos de Experiência