DESAFIOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU

Autores

  • Maria Raimunda da Cruz Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Buriticupu
  • Rhuiago Mendes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
  • Josyane dos Santos Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Zé Doca
  • Liana Eida Marques dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Araioses
  • Salvino Coimbra Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Bacabal

Palavras-chave:

Classes multisseriadas. Professores de matemática. Matemática. Desafios.

Resumo

Neste trabalho, através de uma pesquisa, analisou-se os desafios enfrentados pelos professores de Matemática das classes multisseriadas em escolas da zona rural do município de Buriticupu.  A escolha desse tema surgiu a partir de experiências obtidas nesse cenário, durante os Estágios Supervisionados I e II. O trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira, fez-se o levantamento bibliográfico para o embasamento da pesquisa, na segunda etapa aplicou-se questionários aos professores das classes de multisséries, e na última etapa, realizou-se as tabulações dos dados e discussão dos resultados obtidos. As abordagens aplicadas na realização da pesquisa foram tanto quantitativas quanto qualitativas com caráter descritivo. Um dos principais resultados obtidos com a pesquisa foi que, além do desafio em relação à organização do tempo das aulas, constatou-se que os professores têm grande dificuldade com os planejamentos, no que se refere a como repassar os conteúdos para cada série/ano.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

da Cruz Nunes, M. R. ., Mendes de Oliveira, R., dos Santos Braga, J. ., Eida Marques dos Reis, Liana ., & Coimbra Filho, S. (2021). DESAFIOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(2), 78–92. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4033

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra