O TEMA “QUÍMICA FORENSE” NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DAS ATAS DO ENEQ

Autores

  • Juliana Helena Moreno Ventura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Pedro Miranda Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Este artigo de revisão tem por objetivo analisar as diferentes abordagens do tema “química forense” no ensino de química, por meio da análise das atas do ENEQ (Encontro Nacional do Ensino de Química) no período de 2008 a 2018, selecionando trabalhos que contêm uma das seguintes palavras ou termos: “química forense”; “crimes”; e “investigação criminal”. Os 23 trabalhos selecionados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostram como principais abordagens deste tema a contextualização e uso de atividades lúdicas no sentido de promover um ensino de química diferenciado e mais próximo da realidade dos estudantes, além de proporcionar maior curiosidade e participação dos alunos durante as aulas. Os trabalhos evidenciam que o tema “química forense” possibilita ao professor realizar diferentes estratégias de ensino, proporcionando maior protagonismo e motivação dos estudantes, contribuindo para a aprendizagem de diversos conceitos de química.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Moreno Ventura, J. H., & Miranda Junior, P. . (2021). O TEMA “QUÍMICA FORENSE” NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DAS ATAS DO ENEQ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(1), 926–940. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4051

Edição

Seção

Artigos de Revisão