A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES TEÓRICAS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Ensino de Língua Inglesa, Escola Pública.

Resumo

No presente artigo, temos como objetivo discutir sobre a utilização da metodologia Aprendizagem Cooperativa no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no contexto da escola pública. Para a construção de nossas reflexões, valemo-nos das considerações de Johnson, Johnson e Holubec (1999), Kumaravadivelu (1994) e Moita Lopes (1996), entre outros autores. Na direção das melhorias do ensino de Língua Inglesa na escola pública, da inovação nas práticas pedagógicas e da formação do aluno como cidadão crítico, ativo e atuante, discutimos sobre as possibilidades, desdobramentos e caminhos nos modos de ensinar/aprender Inglês, com base na metodologia Aprendizagem Cooperativa.

Biografia do Autor

Priscila Sandra Ramos de Lima, Universidade Federal do Ceará

Priscila Sandra Ramos de Lima é Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Efetiva de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada com ênfase na formação de professores, leitura, ensino de línguas e literatura estrangeira. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2731-1311.

 

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza da área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, à leitura e seu ensino, bem como ao ensino de produção textual, oralidade e análise linguística/semiótica, à formação de professores de língua materna e estrangeira, aos estudos do letramento. Interessa-se, ainda, pelo estudo de narrativas autobiográficas em sua vertente teórica e metodológica.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Ramos de Lima, P. S., & da Silva Andrade, F. R. . (2021). A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES TEÓRICAS . South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(1), 730–745. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4138

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes