PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O BIOMA PAMPA

Autores

  • Luis Roberval Bostoluzzi Castro Universidade Federal do Pampa
  • Cibele Rosa Gracioli Universidade Federal do Pampa
  • Andriélli Vilanova de Carvalho Universidade Federal do Pampa
  • Ailton Jesus Dinardi Universidade Federal do Pampa
  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Percepção Ambiental. Ecossistemas Brasileiros, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo é o resultado de uma investigação sobre as percepções de estudantes de um curso de graduação em licenciatura  em Ciências da Natureza, sobre temáticas relacionadas ao bioma Pampa, com objetivo de analisar os conceitos e compreensões, em hipótese advindas da Educação Básica. A investigação baseou-se na aplicação de um questionário para 46 discentes (pré-teste), seguido de uma intervenção (saída a campo) culminando na reaplicação de questionário. Os dados foram categorizados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram as percepções iniciais da maioria dos discentes foram inadequadas e fragmentadas, após a intervenção houve melhoria na qualidade das informações, porém, não foi possível inferir essa melhora, com a saída de campo entretanto, foi possível observar que ações diferenciadas podem contribuir na melhoria da prática docente assim com a formação do conhecimento dos jovens sobre o meio ambiente em que vivem.

Biografia do Autor

Cibele Rosa Gracioli, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) , mestrado em Engenharia Florestal pela mesma instituição (2005) na área de Manejo Florestal/ Bacias Hidrograficas e Doutorado na UFSM (2010) na área de Silvicultura e Dinamica das Florestas. Concluiu recentemente pós-doutorado na University of Greenwich, UK na área de Biodiversidade e Certificação Ambiental. Atualmente trabalha com Legislação Ambiental, projetos florestais e Licenciamentos ambientais na Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, RS.

Andriélli Vilanova de Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS) , em 2009, Licenciatura e Bacharelado. Possui Especialização em Licenciamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 2012 e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Desenvolveu trabalhos sobre a Avaliação de Qualidade da água em Arroios através dos Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores. Participou do GENSQ ( Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) 2016 a 2018 na Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA Uruguaiana. Atualmente participa do Grupo Consciência: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação Ciênciometria e Ensino de Ciências na Unipampa Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2017 - 2019). Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa. 
Atua na rede Municipal de Ensino como Professora de Ciências, Pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal da Unipampa -Campus Uruguaiana, desenvolve atividades Eco- Educacionais, Palestras, Oficinas pedagógicas, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Consultoria Ambiental.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis. 

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente estudos de educação ambiental, ensino de ciências, biologia, ecologia e de dinâmica populacional. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU), Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e no Grupo de Ação Interdisciplinar Aplicada (UNIGAIA), desenvolvendo ações relacionadas a Capacitação, Educação e Extensão para Pescadores, Alunos e Professores da Educação Básica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Bostoluzzi Castro, L. R., Rosa Gracioli, C. ., Vilanova de Carvalho, A., Jesus Dinardi, A. ., & Castro Pessano, E. F. . (2021). PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O BIOMA PAMPA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(2), 731–750. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4413

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar