A PARÓDIA MUSICAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Renata Raimundo Luna Faculdade São Lucas.
  • Élen Gomes Eno Faculdade São Lucas.
  • Ivanete Saskoski Caminha Faculdade São Lucas.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

Na educação brasileira a música teve sua aplicação oficial desde 1930 por meio do canto orfeônico e repertório folclórico, nas escolas públicas, sendo inserida atualmente na disciplina de arte. As estratégias de ensino e aprendizagem possuem metodologias que são o alicerce para o sucesso em sala de aula. Sua aplicação produz instrumentos eficazes de ensino, porém requer tempo e dedicação do docente, mas com resultado certo na interação e compreensão do assunto a ser aplicado. O método teve como base a pesquisa-ação distribuída em duas etapas: uma marcada pela preparação da aula e criação da paródia; e a outra composta pela execução da aula com aplicação da prática realizada nos meses de julho a novembro de 2013 no turno vespertino com os alunos do 7º ano, turma C, e faixa etária dos 12 aos 18 anos. Sendo desenvolvida durante o estágio supervisionado em Ciências Naturais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Mário Castagna fundada em 1989 localizada no município de Porto Velho, Rondônia. Esta oferece o ensino regular, 1º e 2º segmentos, funcionando nos períodos manhã e tarde totalizando 594 alunos matriculados nos respectivos turnos. Com o objetivo de desenvolver o tema de Botânica empregando uma paródia como recurso didático a fim de facilitar a fixação do conteúdo pelos alunos e despertar o interesse pelo assunto. Resultando em participação dos estudantes de forma espontânea e instantânea. Desse modo, a paródia mostrou-se uma ferramenta preciosa, pois facilita a fixação do conteúdo, desperta a atenção, curiosidade, e possibilita aos estudantes assimilar a paródia com a realidade do cotidiano.

Biografia do Autor

Renata Raimundo Luna, Faculdade São Lucas.

Graduação em Ciências Biológicas, Faculdade São Lucas.

Élen Gomes Eno, Faculdade São Lucas.

Graduação em Ciências Biológicas, Faculdade São Lucas, Porto Velho, RO.

Ivanete Saskoski Caminha, Faculdade São Lucas.

Graduação em Ciências Biológicas, Faculdade São Lucas, Porto Velho, RO.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

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Publicado

2016-07-16

Como Citar

Luna, R. R., Eno, Élen G., Caminha, I. S., & Lima, R. A. (2016). A PARÓDIA MUSICAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 3(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/446

Edição

Seção

Ciências Humanas

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