DOENÇA FALCIFORME E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: CONHECIMENTO E ASSISTÊNCIA DE PROFESSORES EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Anselmo Cordeiro de Souza Faculdade Adventista da Bahia
  • Ruth Elizabeth Limachi Pinheiro Faculdade Adventista da Bahia
  • Fernanda Souza Silva Faculdade Adventista da Bahia
  • Wellington dos Santos Silva Faculdade Adventista da Bahia
  • Maria Cecilia Leite de Moraes Universidade Federal da Bahia
  • Mirian Dias Moreira e Silva Centro Universitário Saúde ABC
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo

Palavras-chave:

Colaboração intersetorial, doença falciforme, professores escolares, promoção da saúde

Resumo

Este estudo objetivou explicitar os mecanismos básicos e curso clínico da doença falciforme, bem como identificar e refletir sobre o conhecimento e a assistência docente ao escolar acometido pela doença falciforme. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa realizada em uma escola pública com 12 educadores, em região em que a doença falciforme apresenta alta prevalência. Para coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado, cujo processamento se deu pela análise de conteúdo. Entre os pesquisados, houve importantes lacunas de conhecimento a respeito da doença falciforme. Os discursos sugerem dificuldades em lidar com aspectos clínicos e socioculturais da criança com doença falciforme, bem como em sua inclusão e na colaboração intersetorial entre Unidades Básicas de Saúde, instituições de ensino e comunidade. Assim se faz necessária a adoção da temática na educação continuada e na práxis pedagógica, bem como uma melhor articulação intersetorial com vistas à promoção da saúde no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Anselmo Cordeiro de Souza, Faculdade Adventista da Bahia

Graduando em Educação Física pela UniFAVENI, Pedagogo pela Faculdade Paulista São José (FPSJ),  Teologo pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e Mestre em Promoção da Saúde  pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Atua como Docente e Editor na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Ruth Elizabeth Limachi Pinheiro, Faculdade Adventista da Bahia

Enfermeira pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Fernanda Souza Silva, Faculdade Adventista da Bahia

Enfermeira pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Wellington dos Santos Silva, Faculdade Adventista da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1991), mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutorado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (2007) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde na Universidade Federal da Bahia (2016). Tem se dedicado ao estudo das hemoglobinopatias em populações do Recôncavo Baiano.

Maria Cecilia Leite de Moraes, Universidade Federal da Bahia

Graduação em terapia ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP (1997) e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP (2002). Atualmente é Pesquisadora do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente - CRESCER - Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

Mirian Dias Moreira e Silva, Centro Universitário Saúde ABC

Médica pediatra, Mestre em Promoção da Saúde, Doutoranda em Ciências pelo Centro Universitário Saúde ABC.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Egressa da Faculdade Adventista de Educação/ U N A S P (1987), com Mestrado (2003) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2008) e Pós Doutorado em Educação pela FEUSP ( 2012). Atualmente é Docente Pesquisadora (Educação em Saúde) no Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo

Referências

KATO, G. J. et al. Sickle cell disease. Nature Reviews Disease Primers, v. 4, n. 1, p. 1-22, 2018.

REES, D. C.; WILLIAMS, T. N.; GLADWIN, M. T. Sickle-cell disease. The Lancet, v. 376, n. 9757, p. 2018-2031, 2010.

PIEL, F. B.; STEINBERG, M. H.; REES, D. C. Sickle cell disease. New England Journal of Medicine, v. 376, n. 16, p. 1561-1573, 2017.

NASCIMENTO, K. O. A doença falciforme e as políticas públicas no brasil. Natal, 2019. 37f. Monografia (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2019.

SILVA, W. S. et al. Screening for structural hemoglobin variants in Bahia, Brazil. International Journal of Environmental Research Public Health, v. 13, n. 2, p. 225, 2016.

GOMES, I. C. R. et al. Implementação da política nacional de atenção integral à saúde da população negra na Bahia. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 31, n. 2, 2017.

SILVA, A. K. O contexto epidemiológico e biossocial da doença falciforme no Pará, Amazônia, Brasil. Revista da ABPN, v. 7, n. 16, p. 103-127, 2015.

SILVA, C. H. F. S. et al. Relato sobre as políticas de saúde das populações negra e indígena no Brasil. Revista da ABPN, v. 7, n. 16, p. 16 -27, 2015.

PAZ, A. O.; ZUKOWSKY-TAVARES, C.; GERAB, I. F. S. A saúde na educação infantil. Life Style, v. 6, n. 2, p. 23-38, 2019.

LOPES, I. E.; NOGUEIRA, J. A. D; ROCHA, D. G. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, v. 42, p. 773-789, 2018.

BERGER, C. et al. School Professionals' Knowledge and Beliefs About Youth With Chronic Illness. Journal of School Health, v. 88, n. 8, p. 615-623, 2018.

CROSBY, L. E. et al. School performance and disease interference in adolescents with sickle cell disease. Physical disabilities: education and related services, v. 34, n. 1, p. 14, 2015

SMITH, K. E. et al. Predictors of academic achievement for school-age children with sickle cell disease. Advances in school mental health promotion, v. 6, n. 1, p. 5-20, 2013.

RODRIGUES, W. C. C.; SEIBERT, C. S.; SILVA, K. L. F. Um olhar sobre a formação do aluno com doença falciforme. Revista Desafios, v. 4, n. 1, p. 86-94, 2017.

MAIA, V. Q. O.; BISPO, J. P. S.; TELES, L. F.; BRANDÃO, M. H.; LEAL, E. G. G. F.; URIAS, E. V. R. Conhecimento de educadores sobre doença falciforme nas escolas públicas de Montes Claros – MG. Revista Médica de Minas Gerais, v. 23, n. 3, p. 290-296, 2013.

KNIGHT-MADDEN, J. M. et al. The possible impact of teachers and school nurses on the lives of children living with sickle cell disease. Journal of School Health, v. 81, n. 5, p. 219-222, 2011.

DYSON, S. M. et al. Disclosure and sickle cell disorder: a mixed methods study of the young person with sickle cell at school. Social science & medicine, v. 70, n. 12, p. 2036-2044, 2010.

HARIDASA, N. et al. Student perspectives on managing sickle cell disease at school. Pediatric Blood & Cancer, v. 66, n. 2, p. e27507, 2019.

HOFFBRAND, A. V.; MOSS, P. A. H. Fundamentos em hematologia de Hoffbrand. 7 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2018.

SUNDD, P.; GLADWIN, M. T.; NOVELLI, E. M. Pathophysiology of sickle cell disease. Annual review of pathology: mechanisms of disease, v. 14, p. 263-292, 2019.

SERJEANT, G. R. The natural history of sickle cell disease. Cold Spring Harbor perspectives in medicine, v. 3, n. 10, p. a011783, 2013.

WEATHERALL, D. J. The challenge of haemoglobinopathies in resource‐poor countries. British journal of haematology, v. 154, n. 6, p. 736-744, 2011.

CARNEIRO‐PROIETTI, A. B. F. et al. Clinical and genetic ancestry profile of a large multi‐centre sickle cell disease cohort in Brazil. British journal of haematology, v. 182, n. 6, p. 895-908, 2018.

SILVA, W. S.; LASTRA, A.; OLIVEIRA, S. F.; KLAUTAU-GUIMARÃES, N.; GRISOLIA, C. K. Avaliação da cobertura do programa de triagem neonatal de hemoglobinopatias em populações do Recôncavo Baiano, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 12, p. 2561-2566, 2006.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014.

TONG, A.; SAINSBURY, P.; CRAIG, J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, v.19, n. 6, p. 349–357, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3ª Reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2016.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. [Internet]. Diário Oficial da União. Brasília, nº 12, p. 59, 13 jun 2013 [acesso 18 ago 2020]. Seção 1. Disponível: <http://bit.ly/1mTMIS3>.

SOUZA, A. C. M.; SOUZA, A. C.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. Formação e prática de enfermeiros na assistência a pessoa com hanseníase. Revista Recien, v. 12, n. 40, 2022.

POMPEO, C. M.; CARDOSO, A. I. Q.; SOUZA, M. C.; FERRAZ, M. B.; FERREIRA JÚNIOR, M. A.; IVO, M. L. Fatores de risco para mortalidade em pacientes com doença falciforme: uma revisão integrativa. Escola Anna Nery, v. 24, n. 2, p. e20190194, 2020.

OTT, J. N.; OLIVEIRA, K. R. Conduta preventiva e autocuidado na promoção IN: FRANZ, L. B. B.; OLIVEIRA, K. R. Estilo de vida e saúde. Ijuí: Unijuí, 2013. p. 43-77.

FIGUEIREDO, S. V. et al. Creation and validation of a health guidance booklet for family members of children with sickle cell disease. Escola Anna Nery, v. 23, n. 1, e20180231, 2019.

BRITO, N.; LIMA, T. M.; DIAS, T. L.; ENUMO, S. R. F. A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme. Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, p. 675-693, 2017.

CARVALHO, S. R. Saúde Coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. São Paulo: Ed. Hucitec, 2013.

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Doença falciforme. Manual do professor. Brasília, DF: ANVISA, 2002.

MORAES, M. C. L.; OLIVEIRA, R. C.; JESUS, M. S. A elaboração de um folder sobre câncer da próstata. Revista Facultad de Ciencia de la Salud UDES, v. 5, n. 2, p. 19-24, 2018.

MENESES, R. C. T.; ZENI, P. F.; OLIVEIRA, C. C. C.; MELO, C. M. Promoção de saúde em população quilombola nordestina - análise de intervenção educativa em anemia falciforme. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 19, n. 1, 19, p. 132-139, 2015.

PÔRTO, E.; SOUZA, A. C. Promoção da saúde e estilo de vida: limitações e perspectivas. Life Style, v. 3, n. 2, p. 7-10, 2016.

FERREIRA NETO, J. L.; KIND, L. Promoção de saúde: práticas, grupais na estratégia Saúde da Família. São Paulo/Belo Horizonte: Hucitec, 2011.

GARVES, W. et al. Promoção da saúde na gestão de pessoas: experiência no contexto da gestão pública. Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde, v. 1, n. 2, p. 112-118, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Cordeiro de Souza, A., Limachi Pinheiro, R. E. ., Souza Silva, F. ., dos Santos Silva, W., Cecilia Leite de Moraes, M. ., Dias Moreira e Silva, M. ., & Zukowsky-Tavares, C. (2022). DOENÇA FALCIFORME E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: CONHECIMENTO E ASSISTÊNCIA DE PROFESSORES EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 9(1), 12–26. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4504

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)