A TEORIA DE VAN HIELE APLICADA AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Marinildo Barreto de Leão UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
  • Elizabeth Tavares Pimentel UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
  • Renato Abreu Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino-aprendizagem

Resumo

O Geogebra é uma ferramenta dinâmica que potencializa o processo de ensino em Matemática.  O objetivo deste trabalho é reconhecer que o uso do software Geogebra e da Teoria de Van Hiele contribuem para a formação de professores de Geometria fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem. Através de revisão bibliográfica realizada na BDTD por meio de análise qualitativa sobre esses temas, foi possível inferir que o modelo de Van Hiele, em conjunto com a aplicação de softwares, contribui para medir o nível de conhecimento de indivíduos sobre Geometria. Conclui-se que a qualificação de professores de Matemática no atual cenário de pandemia além de se fazer fundamental, carece de atualização para que possa oferecer melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Elizabeth Tavares Pimentel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

Docente do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Barreto de Leão, M., Pimentel, E. T. ., & Renato Abreu Lima. (2021). A TEORIA DE VAN HIELE APLICADA AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(1), 16–34. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4689

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra