BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente

Autores

  • Denise Jovê Cesar Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC
  • Luciana Pereira Ogando UFAC
  • Cauê Camargo dos Santos UFAC
  • Adélia Aparecida de Melo UFAC
  • Luciana Vasconcelos da Silva Santos UFAC
  • Roberto Mamedio Bastos UFAC
  • Florípes da Silva Rebouças UFAC
  • Guadalupe Justa Delgadillo Torrez UFAC
  • Elisângela Maria de Souza Anastácio UFAC

Resumo

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre – CAP/UFAC – por meio da disciplina de Educação Física e buscando promover a integração entre os saberes elencados como acadêmicos na formação dos alunos do ensino médio, desenvolveu o projeto “BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente, parte de um projeto de extensão maior, com o objetivo geral de proporcionar aos alunos da educação básica a melhoria do condicionamento físico para vivência da atividade física em um ambiente destinado a realização de trilhas. Foi desenvolvido durante o ano letivo de 2015, com duração de 16 semanas. Conclui-se que a experiência vivida contribuiu para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Denise Jovê Cesar, Universidade Federal do Acre - Colégio de Aplicação - UFAC

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Especialista em Gestão do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera Uniderp, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS . Docente de Educação Física no Colégio de Aplicação - CAP/UFAC

Referências

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica Programa Ensino Médio Inovador: Documento Orientador. Brasilia:MEC,2009.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física.2. Brasília: MEC/SEF, 1998

- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

- BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996.

- DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

- MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

- TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n.73, dez. 2000. p.209-244.

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Publicado

2016-07-16

Como Citar

Cesar, D. J., Ogando, L. P., dos Santos, C. C., de Melo, A. A., da Silva Santos, L. V., Bastos, R. M., … de Souza Anastácio, E. M. (2016). BIOCAMPando: Vivenciando e integrando saberes, movimentos e ambiente. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 3(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/523

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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