AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM BOLSISTAS PIBID NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO-UFAC

Autores

  • arivaldo D'Avila de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Anderson Azevedo Mesquita

Resumo

A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia. São diversos os mecanismos que podem ser usados nesse processo, os quais são importantes meios para dinamizar e alcançar objetivos satisfatórios. Esse trabalho é o resultado de uma aula didática ministrada pelos bolsistas do PIBID do curso de Geografia juntamente com os alunos com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFAC. Tem por objetivo proporcionar aos alunos maiores conhecimentos acerca do ensino de Geografia na área da cartografia. Os temas discutidos referem-se aos aplicativos Google Earth, Google Maps, Mapas Digitais, Bússola e o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Ao término dessa atividade, pode-se observar que os alunos demonstraram bastante conhecimento e interação sobre cada tema ministrado devido à grande familiaridade que possuem com as TI’s.

Biografia do Autor

arivaldo D'Avila de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Graduado em Geografia (UFAC). Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia (UFAC). Mestrando em Desenvolvimento Regional (UFAC)

Anderson Azevedo Mesquita

Graduado em Geografia (UFAC). Mestrando em Desenvolvimento Regional (UFAC)

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Oliveira, arivaldo D. de, & Mesquita, A. A. (2014). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM BOLSISTAS PIBID NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO-UFAC. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 1(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/79

Edição

Seção

Relatos de Experiência