História da ciência no ensino superior: um estudo das concepções de licenciandos em química sobre a construção da tabela periódica

Autores

  • Rodrigo Da Vitória Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-10

Resumo

Apresentamos e discutimos neste trabalho, resultados de um estudo que objetivou investigar as concepções de licenciandos em Química da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus São Mateus, sobre a História da Ciência. A metodologia envolveu a realização de um questionário discursivo com 12 Licenciandos em Química. Os resultados evidenciam compreensões pouco elaboradas a respeito da construção do conhecimento científico, em específico sobre a tabela periódica ao longo do tempo, além de uma grande dificuldade de utilização da História da Ciência no Ensino de Química. Os dados obtidos conduzem a reflexões importantes quanto à inserção de uma disciplina de História da Química na grade curricular do curso de Licenciatura em Química da UFES-São Mateus, assim como a contribuição desta temática na formação de professores de ciências.

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Publicado

2021-10-25