SOBRE A POSITIVIDADE TEÓRICA DO CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL: A PERDA DA SUA DIMENSÃO CRÍTICA

Autores

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre

Resumo

É propósito deste trabalho expor os fundamentos filosóficos do conceito de Indústria Cultural, indicando brevemente suas características principais, a fim de resgatar o sentido original desenvolvido por Adorno e Horkheimer, autores frankfurtianos, inscritos na tradição crítica do Instituto de Investigação Social, encarregada de investigar as contradições e os antagonismos de diversos fenômenos da realidade social do capitalismo tardio. Indicaremos circunstâncias da gênese da Escola de Frankfurt e da Teoria Crítica, apontando a controvérsia fundamental entre esta e a teoria tradicional. Em seguida apontaremos que no livro Dialética do Esclarecimento (1944) onde aparece pela primeira vez o conceito de Indústria Cultural, o conhecimento é tratado como equivalente à racionalidade instrumental, destinada a instituir formas de dominação da natureza e do homem. Finalizamos discutindo a perspectiva de Adorno e Horkheimer para quem o esclarecimento se converte na total mistificação das massas, sendo a Indústria Cultural uma das faces do esclarecimento que se apresenta como um engodo, como uma espécie de novo mito. O método utilizado é o bibliográfico e a fundamentação teórica apoia-se na obra inicial e Adorno e Horkheimer (1985).

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Publicado

2020-07-14

Como Citar

Rocha, C. de J. (2020). SOBRE A POSITIVIDADE TEÓRICA DO CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL: A PERDA DA SUA DIMENSÃO CRÍTICA . Anthesis, 8(15), 33–46. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/3664

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