LOBO ANTUNES, GERARD DE NERVAL E O SURREALISMO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS?

Autores

  • Eduardo Luiz Baccarin-Costa

Resumo

Apenas o sonho ou o pesadelo são capazes de reunir lirismo e horror, descrença e amor. Somente a memória é capaz de trazer vivas as lembranças do vivido, e, algumas vezes também do sonhado. Gerard de Nerval, autor romântico, com alguns vieses simbolistas em sua obra, valoriza muito o poder do sonho em suas narrativas; Lobo Antunes, autor português, faz do resgate da memória uma forma de libertar-se dos seus fantasmas interiores.  O presente trabalho pretende, a partir dessa máxima, discutir eventuais aproximações entre as obras Aurélia de Gerard de Nerval e a trilogia de estreia de António Lobo Antunes, composta pelos livros Memória de Elefante, Os Cus de Judas e Conhecimento do Inferno. Também se pretende, a partir dessas obras e autores estabelecer eventuais relações com o surrealismo. Para tanto usaremos como referencial teórico às considerações de Alvaro Cardoso Gomes e o próprio primeiro manifesto do surrealismo proposto por André Breton.

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Baccarin-Costa, E. L. (2022). LOBO ANTUNES, GERARD DE NERVAL E O SURREALISMO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS?. Anthesis, 9(18), 17–31. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/4794

Edição

Seção

Artigos