RODA DE CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autores

  • Roberto Igor Porto de Oliveira
  • Luiz Carlos Santana da Silva

Resumo

O presente estudo investiga desafios e possibilidades na atuação de professores que lidam com educação de surdos em relação à sexualidade, como tema transversal interdisciplinar dentro da escola e como esta temática influencia na construção e reconhecimento da identidade do aluno surdo. O reconhecimento de identidade tem uma relação intrínseca com a língua utilizada. Desta forma, o aluno surdo que aceita a libras como sua língua materna começa a construir uma identidade mais sólida, em função de aceitar a cultura surda como parte de si, ao invés de negá-la. Este contato com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e com a cultura surda se inicia na interação entre as pessoas na comunidade surda. O principal objetivo dos dois encontros da roda de conversa sobre educação especial e inclusiva foi sensibilizar os futuros profissionais de licenciaturas e introduzir os temas dentro do Instituto de Ciências Biológicas. Também teve por objetivo decernir as diferenças entre inclusão x integração, de educação especial x educação inclusiva, sobre quem atua no ramo da educação especial, tratar sobre o histórico deste ramo e aproximar as pessoas ouvintes da realidade da comunidade surda. Os procedimentos deste evento foi primeiramente ser dividido em dois momentos, o primeiro com o tema de "Juntos e shallow não: Qual nosso papel na Educação Inclusiva?" com o intuito de conversar sobre a inclusão escolar e o segundo momento com o tema "Realidade surda e Educação Sexual: Qual nosso papel na Educação Especial?" para aproximar os estudantes do cotidiano e dificuldades escolares da comunidade surda. As conversas foram organizadas em sala com a disposição de meia lua em direção dos moderadores, com o propósito de todos se enxergarem e compartilharem conhecimentos de forma livre, espontânea e íntima. No decorrer do evento foi estimulado que todos os presentes se expressassem para realmente promover na ação a inclusão. Os participantes das rodas de conversa foram bastante participativos e demonstraram já possuírem entendimento superficial do assunto, além de relatarem também ter passado por situações de exclusão social e educacional. Muitos relacionaram a inclusão com acessibilidade, a qual é uma ferramenta inclusiva, mas não abrange todo o conceito de unidade da inclusão. Conclui-se que este evento cumpriu os seus objetivos ao sensibilizar os participantes dentro da temática da inclusão e realidade surda, onde houve definição de conceitos de educação especial e inclusiva, além de realizar na prática um momento de interação, respeito e escuta a todos que estavam presentes.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Porto de Oliveira, R. I., & Santana da Silva, L. C. (2021). RODA DE CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5493