ATIVIDADE FÍSICA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHO EDUCACIONAIS

The Actives

Autores

  • Adriene Carvalho Da Silva Universidade Federal do Acre
  • Bruno Kawhan Ferreira Da Silva Maia Universidade Federal do Acre
  • Dhywan Marcio Pereira Batista Universidade Federal do Acre
  • Gustavo José De Freitas Lima Universidade Federal do Acre
  • Kassio Cezar Da Silva Correia Universidade Federal do Acre
  • Kelly Da Cunha Barbosa Universidade Federal do Acre
  • Lucas Da Silva Lima Universidade Federal do Acre
  • Nayane De Menezes Diniz Universidade Federal do Acre
  • Nayra Sthéphanny Universidade Federal do Acre
  • Thalita Lira Universidade Federal do Acre
  • Wesley Silva Universidade Federal do Acre
  • Amanda Capeloto Mastro Universidade Federal do Acre
  • Crisitane Soares Ferreira Bortolini Universidade Federal do Acre
  • Gabriel Marcos Barbosa Universidade Federal do Acre
  • Anibal Monteiro De Magalhães Neto Universidade Federal do Acre
  • Eroína Moreira De Melo Universidade Federal do Acre
  • Bortolini M.J.S Universidade Federal do Acre

Resumo

Justificativa: As histórias em quadrinhos (HQs) vêm se destacando como ferramenta educacional em universidades. A atividade física (AF) é vital para saúde e rendimento escolar, no entanto, HQs sobre AF não têm sido explorados nesse ambiente. O trabalho propôs um método de elaboração de HQs educacionais com a indissociabilidade da tríade (ensino, pesquisa e extensão) em terceiro grau. Metodologia: Duas coletâneas de HQs foram elaboradas (The Actives). Na primeira selecionou-se os melhores HQs feitos por discente de medicina a partir de artigos apresentados em sala sobre AF e saúde. Na segunda, artigos sobre educação física (EF) e rendimento escolar em matemática e leitura e sobre HQs educacionais foram selecionados. Petianos do Programa de Educação Tutorial – EF da Universidade Federal do Acre foram capacitados, formando grupos que apresentaram os artigos com discussão coletiva. Após essa etapa, iniciou-se a elaboração das propostas de HQs seguindo 7 fases até a editoração e publicação. Resultados: Resultados promissores foram alcançados. Os petianos foram capacitados a elaborar HQs, a apresentar artigos, além de aprenderem sobre benefícios relacionados a EF. escolar. Conclusão: A elaboração de HQs a partir de artigos científicos integrando a tríade é um método promissor no ambiente educacional de terceiro grau.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Adriene Carvalho Da Silva, Bruno Kawhan Ferreira Da Silva Maia, Dhywan Marcio Pereira Batista, Gustavo José De Freitas Lima, Kassio Cezar Da Silva Correia, Kelly Da Cunha Barbosa, … Bortolini M.J.S. (2021). ATIVIDADE FÍSICA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHO EDUCACIONAIS: The Actives. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5527