A INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

ESTRATÉGIAS PARA UMA ABORDAGEM INTEGRADA

Autores

Resumo

O presente artigo tematiza a interdisciplinaridade no âmbito relacional da história e a educação escolar. A partir de revisão bibliográfica, discute-se sobre as estratégias e fundamentos teóricos que sustentam uma abordagem interdisciplinar no âmbito educacional, a possibilidade de incorporar estratégias interdisciplinares nas práticas pedagógicas, os desafios enfrentados, o desenvolvimento reflexivo e crítico dos estudantes e o moldar de um currículo educacional face a interdisciplinaridade. Nesse sentido, considera-se que a interdisciplinaridade no âmbito da história e a educação escolar não é apenas uma estratégia isolada, mas uma ponte que une passado e presente, teoria e prática, proporcionando uma jornada educacional mais rica e significativa aos estudantes. Ademais, segue-se na esperança de que este texto contribua para um diálogo contínuo sobre a importância vital da integração entre a história e a educação escolar no panorama contemporâneo.

Biografia do Autor

Edinaldo Enoque da Silva Junior, Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina

Mestre em Educação (Unoesc). Professor de História na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Jeferson Rodrigo Vallau Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor da Rede Pública do Município de Ijuí/RS.

Jenerton Arlan Schütz, Instituto Federal Goiano

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Junior, E. E. da S., Pinheiro, J. R. V., & Schütz, J. A. (2024). A INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS PARA UMA ABORDAGEM INTEGRADA. Jamaxi, 8(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/7243

Edição

Seção

ARTIGO