UMA BREVE ANÁLISE DA DIVERSIDADE TEXTUAL DA REVISTA JORNAL DAS MOÇAS E A SUA REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DAS MULHERES BRASILEIRAS NO DECORRER DO ANO DE 1960

Autores

  • Edivaldo Rafael de Souza Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Sociologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT).

Resumo

Utilizando-se de fragmentos jornalísticos da Revista Jornal das Moças (RJ), durante o ano de 1960, essa pesquisa analisa diferentes publicações que eram dirigidas às leitoras dessa época. O trabalho destaca, de forma breve, os primórdios da atuação das mulheres no referido meio de imprensa. Sabe-se que, mesmo com o surgimento de movimentos que visavam a emancipação social das mulheres, elas ainda tinham que enfrentar sérias questões no período supracitado, pois boa parte da sociedade brasileira insistia em dividir os espaços entre público e privado, sendo que, na percepção dessas pessoas, as mulheres pertenciam ao espaço doméstico. Isso é retratado no meio de imprensa aqui destacado.

Biografia do Autor

Edivaldo Rafael de Souza, Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Sociologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT).

Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM); Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Sociologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT).

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Souza, E. R. de. (2024). UMA BREVE ANÁLISE DA DIVERSIDADE TEXTUAL DA REVISTA JORNAL DAS MOÇAS E A SUA REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DAS MULHERES BRASILEIRAS NO DECORRER DO ANO DE 1960. Jamaxi, 8(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/7470

Edição

Seção

ARTIGO