O TEATRO NA CAIXINHA:

DISCURSOS, TEMPOS E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Andrea Maria Lobo

Resumo

O TEATRO NA CAIXINHA:  DISCURSOS, TEMPOS E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Trata-se da análise e discussão sobre os discursos produzidos a partir de documentos que regulam os processos de formação docente nos cursos de graduação nas universidades. Discutem-se as práticas de poder/saber produzidas no âmbito acadêmico como efeitos desses discursos. Tais práticas atravessam os espaços, tempos e saberes na formação universitária no campo das artes atuando diretamente na produção das subjetividades, tanto dos discentes quanto dos docentes. Tais subjetividades se engendram em meio a discursos que desqualificam saberes em função da invisibilização do que é considerado hierarquicamente inferior no campo curricular do teatro. Foucault nos chama a atenção para a mudança de foco das disputas de poder deslocando-se dos espaços da guerra para os espaços do saber. Nós, Homo Academicus nos posicionamos de prontidão para refletir sobre as verdades produzidas no corpo dos textos que regulam e porque não dizer, tentam definir nossas práticas pedagógicas, ou seja, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. O espaço de luta se instala nos currículos que silenciam outras epistemologias e outros discursos e que nos convencem a crer em nossas boas intenções.

Palavras-chave: Discursos. Tempos. Currículo. Teatro. Ancestralidade.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Lobo, A. M. (2021). O TEATRO NA CAIXINHA:: DISCURSOS, TEMPOS E FORMAÇÃO ACADÊMICA. Revista TXAI - Programa De Pós Graduação Em De Artes Cênicas - Ufac, 1(1 - Semestral). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/txai/article/view/5166