COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA

Authors

Keywords:

Incentivo à leitura, Comunidade booktube, Leitor contemporâneo

Abstract

This article aims to analyze the rapport between the booktuber community and the reading encouraging. Firstly, it seeks contextualize this community and the plataform on which  the community is host. It was also necessary to define the contemporary reader profile in order of better understand his choices. Then, the text highlights the strategies used by booktubers which have an articulation with the reading encouraging. The exploratory research was carried out with the support of three different questionnaires. Through those questionnaires it was possible to evidence the positive impact of booktubers on their viewers, with regard to encouraging them as readers.

Author Biographies

Diana Vieira de Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-graduada no curso de especialização em Linguagens e Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: dyanna_blink182@hotmail.com

Telefone: (21) 9650-89307

Endereço residêncial para correspondência: Rua Dom Helder Câmara, n 12, Cacuia, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. CEP: 26082-175

 

Roberta de Fátima Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: literatura.roberta@gmail.com

Telefone: (48) 8847-6535

Endereço para correspondências:

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
Campus Universitário, sala 507- CCE
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil

 

Tânia Regina Oliveira Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular e coordenadora do núcleo Literatura e Memória da Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: taniareginaoliveiraramos@gmail.com.

Endereço profissional:

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
Campus Universitário, sala 507- CCE
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil

References

ALEKSANDRA, Paola. Canal Livros e Fuxicos. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/LivroseFuxicos> (Acesso em jul. 2020).
_ Booktubers incentivam hábitos de leitura a jovens em encontro em feira do livro em Porto Alegre. G1 RS Globo, Porto Alegre, 2017. Disponível em < https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/booktubers-incentivam-habitos-de-leitura-a-jovens-em-encontro-na-feira-do-livro-de-porto-alegre.ghtml > (Acesso em ago. de 2020).
_ Como adicionar tags aos vídeos. Suporte da Google. Disponível em: <https://support.google.com/youtube/answer/146402?hl=pt-BR#:~:text=As%20tags%20s%C3%A3o%20palavras%2Dchave,importantes%20para%20a%20descoberta%20dele> (Acesso em ago. 2020).

COSTA, Andressa & TEIXEIRA, Cláudio. Movimento Booktuber: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto livre. Periódicos UFMG. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10974/9806> (Acesso em ago. 2020)

FELTRIN, Tatiana. Canal Ligando livros e pessoas. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/tatianagfeltrin> (Acesso em jul. 2020).

FERRAZ, Mellory. Canal Literature-se. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/croissantparisiense> (Acesso em jun. 2020).

GOMES, Luiz Antonio. O perfil do leitor contemporâneo. In: Anais do I Seminário Internacional de Educação. Paraná, Cianorte, 2001. p.5.

LEITE, Tatiany. ASSIS, Augusto. Canal Vá ler um livro. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCS5a1_ESDuZm8pCZIbavNmQ/about> (Acesso em ago. 2020).

LEONCIO, Karine. Canal Kabook tv. Disponível em: <https://www.youtube.com/user> (Acesso em ago. 2020).

LUBRANO, Isabella. Canal Ler antes de morrer. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCTubbc8ei3JfOBbicSJYPfQ> (Acesso em jul. 2020).

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Epu, 1999.

PIMENTEL, Catiane de Araujo. Passado presente – lendo Pedro Nava no século XXI. Dissertação de mestrado no programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, 2010. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@1> (Acesso ago. 2020).

OECD- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: <Fonte: http://www.oecd.org/pisa/> (Acesso em ago 2020).

.

Published

2020-12-15

How to Cite

VIEIRA DE OLIVEIRA BARBOSA, Diana; DE FÁTIMA MARTINS, Roberta; OLIVEIRA RAMOS, Tânia Regina. COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 199–219, 2020. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4308. Acesso em: 30 jun. 2024.