A POÉTICA DO CONTÁGIO EM "O TRIBUNAL DA QUINTA-FEIRA", DE MICHEL LAUB

Autores/as

Palabras clave:

Michel Laub, HIV/AIDS, Contagion, Literature

Resumen

Neste artigo buscou-se analisar o romance de Michel Laub, “O tribunal da quinta-feira”, a partir da perspectiva do HIV/AIDS e sua inserção metafórica na paisagem literária do século XXI. Em vista dos traumas históricos produzidos pela pandemia nos anos 1980, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida dificilmente foi abordada no espaço da ficção literária canônica e tampouco essa enfermidade pôde ser usada como dispositivo metafórico na arte. Ao ter sido atrelada a corpos dissidentes da sociedade – sobretudo gays, negros haitianos, profissionais do sexo –, é possível compreender porque há um lastro de abjeção caracterizando a natureza da doença, razão que a limitaria no campo das metáforas. Logo, ao contrário de outras doenças, tais como a tuberculose ou a sífilis, largamente empregadas de forma dramática na literatura, o HIV/AIDS enfrenta certo desuso poético e certa repelência nos domínios simbólicos. A obra de Laub, revisitando a história da epidemia a partir de um soropositivo contemporâneo, apresenta uma renovada metáfora viral na qual convergem o orgânico (o vírus corporal) e o cibernético (a viralização em rede), permitindo outra percepção da doença e dos processos atuais de comunicação na internet. Por meio de tal confluência, denominada aqui como poética do contágio, discorreu-se sobre temas como gênero, sexualidades dissidentes, abjeção, contaminação, mundo virtual.

Biografía del autor/a

Marthina de Alexandri Baldwin, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Bacharelado em Cinema, bolsista PIBIC de Iniciação Científica (UFSC).

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

MARKENDORF, Marcio; DE ALEXANDRI BALDWIN, Marthina. A POÉTICA DO CONTÁGIO EM "O TRIBUNAL DA QUINTA-FEIRA", DE MICHEL LAUB. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 64–79, 2020. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4390. Acesso em: 30 jun. 2024.