RECIPROCIDADES ENTRE O ESTUDO DE FÍSICA E OS CÁLCULOS MATEMÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES

Autores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar se há correspondência entre as dificuldades de aprendizagem em estudar Física e os cálculos matemáticos segundo a percepção dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa pesquisa exploratória e abordagem mista, foi desenvolvida no segundo trimestre letivo de 2017 e envolveu 47 estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Creuslhi de Sousa Ramos, localizado em Confresa-MT. Um questionário constituído por quatro perguntas abertas foi utilizado para coletar dados. Constatou-se, pelas respostas, que é intensa a relação entre os cálculos matemáticos e o estudo da Física, que os estudantes preferem estudar conceitos teóricos da Física do que resolução de fórmulas devido à complexidade. Essas dificuldades com os cálculos matemáticos fazem com que os estudantes não tenham um bom desempenho no estudo da Física. No entanto, espera-se que o estudo realizado contribua com a prática pedagógica dos futuros professores de Física no sentido de que considerem essa barreira existente entre os cálculos matemáticos e o estudo de conceitos da Física e possam intervir com ações para minimizar tais dificuldades.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES (2014) e cursa Doutorado em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência docente na área de Química Geral. Ministrou aulas de Bioquímica Fundamental, Bioquímica de Alimentos, Química Analítica e Química Orgânica no Ensino Superior. Desde 2003 é professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Confresa/MT. Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

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Publicado

2019-01-26

Como Citar

Oliveira, C. G. de, Lopes, T. B., & Leão, M. F. (2019). RECIPROCIDADES ENTRE O ESTUDO DE FÍSICA E OS CÁLCULOS MATEMÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 5(3). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1850

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra