METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE 2014 A 2018

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino Fundamental, Física para adolescentes.

Resumo

O ensino de física no Ensino Fundamental tem sido amplamente defendido, para que os conceitos da física também venham a ser estudados, debatidos e compreendidos desde as primeiras etapas de escolarização. O objetivo do estudo foi analisar as metodologias utilizadas para ensinar física em turmas do Ensino Fundamental que foram publicadas em periódicos científicos brasileiros, entre 2014 a 2018. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, ocorrido no segundo semestre de 2019 que consultou três importantes periódicos da área de ensino de física. Ao todo foram analisados 17 artigos que discutiram questões relacionadas ao planejamento e implementação de aulas de física no Ensino Fundamental. Observou-se diversos benefícios a partir das metodologias ativas, como o desenvolvimento dos alunos, quebra do modelo tradicional, o trabalho em equipe, a socialização entre os alunos, a integração entre teoria e prática, bem como o desenvolvimento crítico da realidade. 

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em andamento Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino (UNIVATES). Especialização em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira (UFMT). Graduação em Licenciatura em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Gustavo Gonçalves Kolcenti, IFMT Campus Confresa

Graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa/MT.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Leão, M. F., & Kolcenti, G. G. . (2021). METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE 2014 A 2018. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(2), 57–77. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3718

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra