O ESTADO DO CONHECIMENTO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTSA NO BRASIL

Autores

  • Debora Dalila da Silva Santiago Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Albino Oliveira Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Alcântara Alves A Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Formação docente. CTSA. Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho consiste em um “estado do conhecimento” de pesquisas envolvendo a formação inicial e continuada de professores com enfoque CTSA no Brasil. Temos como objetivo geral verificar quais e quantas produções do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES se relacionam com a temática em foco. Foram usados três descritores para a busca na base de dados. O primeiro descritor não apresentou resultados; o segundo e o terceiro apresentaram os mesmos resultados, filtrando exatamente os mesmos 183 trabalhos. Desses 183, selecionamos os 143 posteriores a plataforma Sucupira que disponibilizavam resumos e palavras-chaves. A partir da leitura dos 143 resumos, identificamos o total de 20 teses e dissertações que tratam da abordagem CTSA na formação inicial e continuada de professores. Entre os 20 trabalhos, destacamos 3 pesquisas (1 dissertação, 2 teses) que, em uma perspectiva interdisciplinar da abordagem CTSA, envolvem diferentes cursos de licenciaturas.  Percebemos que o interesse pela temática é um tanto recente e, apesar do avanço significativo e crescente aumento de pesquisas em relação as produções de teses e dissertações no período de 2007 a 2018, a temática formação de professores com enfoque CTSA ainda representa um número baixo nas produções. Novas pesquisas na área contribuiriam significativamente para o avanço das discussões relacionadas à interdisciplinaridade e abordagem CTSA na formação de professores. 

Biografia do Autor

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFRN). Licenciado em Química (UERN), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Doutor em Química/ Ensino de Química (UFRN). Possui experiência em Química Ambiental e Educação Científica, com ênfase em nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. Atualmente ministra disciplinas para o nível médio, para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e para a licenciatura em matemática.

Leonardo Alcântara Alves, A Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui Graduação em Química Industrial (2007), Mestrado (2009) e Doutorado em Química (2013) pela Universidade Federal do Ceará com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Produtos Naturais e Biocátalise. Atualmente é professor do quadro efetivo de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi e do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). É Coordenador do Curso de Licenciatura em Química do IFRN - Campus Apodi, Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

da Silva Santiago, D. D., Albino Oliveira Nunes, & Leonardo Alcântara Alves. (2020). O ESTADO DO CONHECIMENTO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTSA NO BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 7(2), 596–615. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3252

Edição

Seção

Ciências Humanas