LICENCIANDO/AS EM QUÍMICA ENQUANTO PESQUISADORES/AS DO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PERIÓDICO

Autores

  • Adriano Lopes Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campo Mourão, Paraná, Brasil
  • Marcia Borin da Cunha Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Química. História da Química. Sistema periódico. Formação inicial de professores de Química.

Resumo

A história da Química na Educação Básica, quando utilizada, possui abordagem tradicional, baseada no encadeamento cronológico e linear do conhecimento. Tal fato chama a atenção para a forma como a história da Química é trabalhada na formação de professoras/es de Química. Levando em consideração a importância de se refletir/estudar o desenvolvimento dos conhecimentos químicos, no presente trabalho apresentamos uma proposta de atividade investigativa, na qual as/os licenciandas/os são orientados a realizar algumas etapas do trabalho do historiador da química ao estudar o desenvolvimento do sistema periódico. Para demonstrar o uso do percurso de análise proposto selecionamos a tabela periódica publicada, independentemente, em 1930 por Gardner e Mazzucchelli. Observamos que esse objeto de estudo sofreu várias transformações ao longo dos anos, corroborando com a tese de que o conhecimento científico é uma construção humana, que é reelaborado à medida que novos estudos são realizados.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Lopes Romero, A., & Borin da Cunha, M. (2022). LICENCIANDO/AS EM QUÍMICA ENQUANTO PESQUISADORES/AS DO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PERIÓDICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 9(1), 298–309. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4198

Edição

Seção

Relatos de Experiência