O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Jessica Campos Campos Faculdade São Lucas
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

O estágio supervisionado é a fase da graduação que o aluno se insere na rotina da escola, acompanha a vivência de um professor, observa e pratica as metodologias já estudadas na graduação. Compreender o estágio curricular como um tempo destinado a um processo de ensino e de aprendizagem é reconhecer que, apesar da formação oferecida em sala de aula ser fundamental, só ela não é suficiente para formar e preparar os alunos para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se necessária a inserção na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência. Com isso, este artigo aborda um relato de caso sobre o estágio supervisionado em Ciências Naturais. A metodologia de trabalho utilizada no presente artigo foi baseada no relato de experiência, através da reflexão individual a partir das atividades e das práticas teóricas desenvolvidas em classe e das experiências obtidas nas escolas-campo. Os resultados obtidos a partir das vivências da acadêmica levaram a reflexão das práticas de ensino e ao aperfeiçoamento da identidade profissional do aluno. As reflexões das vivências aqui relatadas levaram a acadêmica a valorizar esta etapa da sua formação, enaltecendo cada fase, desde a observação até a regência, re(criando) seus valores, trabalhando o lúdico, aprendendo a planejar suas aulas e abordando as práticas.

Biografia do Autor

Jessica Campos Campos, Faculdade São Lucas

Atualmente é acadêmica do curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas na Faculdade São Lucas. Atua nos seguintes: ensino fundamenal, EJA e projetos pedagógicos.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Campos, J. C., & Lima, R. A. (2016). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 3(2). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/426

Edição

Seção

Ciências Humanas

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