VERSOS E DESENHOS COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO NO COMBATE À COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thiago Emanuel Rodrigues Novaes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Selia Rodrigues Novaes Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, COVID-19, Saúde Pública

Resumo

O presente trabalho visa discorrer acerca de uma extensão universitária realizada por uma doutoranda em Letras e um acadêmico de Medicina durante o período de pandemia da coronavirus disease (COVID-19), no ano de 2020. Trata-se de um relato de experiência que se utilizou da arte, na forma de versos e desenhos feitos a mão, visando promoção de saúde pública e conscientização da população acerca da doença, fazendo usos de postagens informativas nas redes sociais Facebook e Instagram. Conclui-se que a ação realizada alcançou um público considerável, que teve boa adesão às práticas propostas, considerando-se que, para efetivar o combate à COVID-19, são necessárias mais ações que se utilizem da Educação Popular em Saúde, como a relatada nessa experiência.

Referências

CAMACHO, A.C.L.F.; JOAQUIM, F.L.; DE MENEZES, H.F.; SANT’ANNA, R.M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e30953151-e30953151, 2020.

CASTAMAN, A.S.; RODRIGUES, R.A. Educação a Distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e180963699-e180963699, 2020.

WHO. Word Health Organization. Considerations for quarantine of individuals in the context of containment for coronavirus disease (COVID-19): Interim guidance [Internet]. Geneva (CH), 2020. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/handle/10665/331299>. Acesso em: 27 dez. 2020.

WHO. World Health Organization. Rational use of personal protective equipment (PPE) for coronavirus disease (COVID-19): Interim guidance [Internet]. Geneva (CH), 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331498>. Acesso em: 27 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. Coronavírus Brasil. Brasília, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 27 dez. 2020.

BORGES, G.M.; CRESPO, C.D. Aspectos demográficos e socioeconômicos dos adultos brasileiros e a COVID-19: uma análise dos grupos de risco a partir da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00141020, 2020.

GUINANCIO, J.C.; SOUSA, J.G.M.; CARVALHO, B.L.; SOUZA, A.B.T.; FLORIANO, A.A.; RIBEIRO, W.A. COVID - 19: Daily challenges and coping strategies in the face of social isolation. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e259985474-e259985474, 2020.

AFIFI, W.A. et al. O impacto da incerteza e do enfrentamento comunitário na saúde mental após desastres naturais. Anxiety, Stress & Coping - An Internacional Journal, 25(3), 329-347, 2012.

VASCONCELOS, E.M.; CRUZ, P.J.S.C.; PRADO, E.V. A contribuição da Educação Popular para a formação profissional em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 59, p. 835-838, 2016.

CRUZ, P.J.S.C.; SILVA, M.R.F.; PULGA, V.L.; MACHADO, A.M.B.; BRUTSCHER, V. J. Educação Popular em Saúde: concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020. Revista de Educação Popular, p. 6-28, 2020.

XAVIER, F.; OLENSCKI, J.R.W.; ACOSTA, A.L.; SALLUM, M.A.M.; SARAIVA, A. Análise de redes sociais como estratégia de apoio à vigilância em saúde durante a Covid-19. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 261-282, 2020.

ALEGRIA, A.S.P. Relação entre a utilização de redes sociais e a literacia em saúde mental positiva de jovens: um estudo exploratório sobre o Instagram. 2019. Tese de Doutorado.

LIMA, R. Um pouco mais de história não faz mal a ninguém: vida que segue, história que continua. Ministério da Educação. Saúde e educação: uma relação possível e necessária. Brasília, DF: MEC, p. 51-5, 2009.

LIMA JUNIOR, L.C. Alimentação saudável e exercícios físicos em meio à pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 33-41, 2020.

SIMONNET, Arthur et al. High prevalence of obesity in severe acute respiratory syndrome coronavirus‐2 (SARS‐CoV‐2) requiring invasive mechanical ventilation. Obesity, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Novaes, T. E. R., & Novaes, A. S. R. (2021). VERSOS E DESENHOS COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO NO COMBATE À COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(1), 996–1003. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4558

Edição

Seção

Relatos de Experiência