ESCOLA E AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPLICAÇÕES DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO DIRIGIDO PARA RESULTADOS

Autores

  • Edvar Ferreira Basilio Universidade Federal do Ceará
  • Edna Ribeiro de Castro Universidade Estadual do Maranhão
  • Luis Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educação. Escola. Avaliações Externas

Resumo

A cultura das avaliações externas, padronizadas e em larga escala, tem feito com que as diretrizes para a educação no Brasil se norteiem cada vez mais para o alcance de resultados. Com efeito, a autonomia administrativa das escolas, o currículo escolar, as práticas docentes e os estudantes são, inevitavelmente, impactados. Através de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, este estudo objetiva discutir acerca das consequências advindas desse modelo de educação que tem priorizado o alcance de metas estatísticas em vez da qualidade social da educação. Verificamos que essa orientação vem gerando implicações danosas para os processos educativos e tem induzido a formação de sujeitos a serem adaptados ao paradigma social vigente.

Biografia do Autor

Edvar Ferreira Basilio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação - Universidade Federal do Ceará.

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFC). Doutor em sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Ferreira Basilio, E., Ribeiro de Castro, E., & Távora Furtado Ribeiro, L. (2021). ESCOLA E AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPLICAÇÕES DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO DIRIGIDO PARA RESULTADOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(2), 545–558. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4696

Edição

Seção

Ciências Humanas