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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
A South American Journal EBTT publica seções de Editoriais, Artigos originais, Artigos de revisão, Comunicações breves, Relatos de caso e experiência, Ensaio acadêmico, Resumos de dissertações e teses e Suplementos. A submissão dos manuscritos são realizados nesta plataforma, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). Ao publicar um manuscrito, implica na cessão integral dos direitos autorais à South American Journal EBTT, para divulgação eletrônica, do mesmo. O periódico não publicará artigos de um mesmo autor de forma consecutiva, devendo ter o mínimo de uma edição como intervalo para nova publicação.

Não são cobradas taxas para submissão e publicação dos manuscritos.


1. O periódico SAJEBTT publicará artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Ensino, Educação e Interdisciplinar resultantes de pesquisas desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento, considerando as normas editoriais, o tratamento dado ao tema, coerência e rigor metodológico. Os manuscritos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: Editoriais, Artigos originais, Artigos de revisão, Comunicações breves, Relatos de caso e experiência, Ensaio acadêmico, Resumos de dissertações e teses e Suplementos. 

3. Os manuscritos deverão ser enviados a Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os manuscritos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. 

4. A Revista, através do editor científico ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

5. Os textos dos:
a) Artigos (Originais e Revisão) deverão ter entre 10 e 40 páginas incluindo o resumo, abstract e as referências.
b) Relatos (de Caso e Experiência) e Ensaios deverão ter entre 5 e 10 páginas incluindo o resumo, abstract e as referências.
c) Comunicações breves deverão ter entre 3 e 5 páginas incluindo resumos, abstract e as referências.

6. Os textos submetidos deverão estar completos, contendo em seu corpo as tabelas, gráficos e figuras. Devem ser escritos, no idioma português, contendo resumo e abstract (inglês), ou resumo e resumen (espanhol). Também serão aceitos textos escritos nos idiomas inglês e espanhol.

7. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e justificado. Margens superior e inferior 2,5cm; Esquerda e Direita 3,0 cm.

8. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadadospreenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato. No item URL deve ser disponibilizado o link do currículo Lattes, para o autor principal.

9. Cada manuscrito deverá ser encabeçado por um título em português, e um idioma secundário (inglês ou espanhol), o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços.  O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 500 e no máximo 1000 caracteres, em português, inglês (abstract) ou espanhol (resumen); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas entre 3 a 4 palavras-chave em português, inglês ou espanhol.

10. Os manuscritos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de fim devem ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

11. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios:

1) atende as normas do periódico;
2)relevância e abrangência do tema;
3) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema;
4) estrutura teórica e metodológica do trabalho;
5) conclusão e contribuição para à área do estudo apresentado.

12. As citações devem seguir as normas do estilo Vancouver. Onde as referências bibliográficas devem ser listadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto e indicadas por números arábicos entre parênteses colchetes [1] e não pelo sobrenome do autor em ordem alfabética. Como no exemplo abaixo:
"...Para este trabalho, o tipo de pesquisa empregada foi à exploratória. Segundo [6], uma pesquisa exploratória proporciona maior familiaridade com o objeto de estudo. Neste caso a utilização de uma ferramenta lúdica como instrumento de complemento didático para abordar conteúdos de forma simples e prazerosa. Para isto empregou-se uma abordagem quanti-qualitativa, os quais busca aprofundar questões objetivas dos fenômenos..."

E nas referências segue:

[1] ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins, 2001.
[2] OLIVEIRA, R.; CACURO, T.A.; FERNANDEZ, S.; IRAZUSTA, S.P. Aprendizagem Significativa, Educação Ambiental e Ensino de Química: Uma Experiência Realizada em uma Escola Pública. Revista Virtual de Química, v.8, n.3, p.913-925, 2016.
[3] ARMSTRONG, D.L.P. Fundamentos Filosóficos do Ensino de Ciências Naturais. Curitiba: IBPEX, 2008.
[4] CABRERA, W.B. A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2007.
[5] TOWNSEND, C.R.; BEGON, M.; HARPER, J.L. Fundamentos em ecologia. 3 ed. São Paulo: Artmed, 2010.
[6] GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

13. Questões Éticas e Burocráticas: Pesquisas na área da saúde realizadas com seres humanos  deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Pesquisa com animais deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Animais (CEUA). Pesquisas que envolvam estudos com captura de animais silvestres deverão apresentar autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Outros estudos que envolvam patrimônio genético ou outros aspectos éticos deverão apresentar autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). Esclarece-se que este parecer deverá ter sido concedido antes do início da realização da pesquisa e deverá ser encaminhado em documento suplementar.

CATEGORIAS DE MANUSCRITOS ACEITOS PELA SOUTH AMERICAN JOURNAL EBTT

a) Artigos Originais: Incluem estudos de observação, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões. Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas em pesquisas. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar o leitor quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido.
b) Artigos de Revisão: Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder a uma pergunta específica e de relevância para a comunidade acadêmica. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Revisão narrativa ou crítica: de caráter descritivo-discursivo e dedica-se à apresentação compreensiva e à discussão de diversos temas do campo científico. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. 
c) Comunicação breve: são relatos curtos de achados que apresentam interesse para a saúde pública, mas que não comportam uma análise mais abrangente e uma discussão de maior fôlego. Sua apresentação deve acompanhar as normas exigidas para artigos originais
d) Relato de Caso: deve apresentar uma descrição detalhada do caso, abordando as características importantes sobre sinais, sintomas e outras características do paciente e relatando os procedimentos terapêuticos utilizados, bem como o resultado do caso. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. A estrutura básica deve ser composta por: título, resumo/abstract, introdução, descrição do caso, técnica ou situação, discussão, conclusão, bibliografia, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações.
e) Relato de Experiência: supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que representou para os sujeitos envolvidos. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. A estrutura básica deve ser composta por: título, resumo/abstract, introdução, descrição da experiência, reflexão sobre a experiência, conclusão, bibliografia, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações.
f) Ensaio Acadêmico: consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, com base em pesquisa referencial e conclusão. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. O ensaio deve apresentar título, resumo/abstract, introdução, fundamentação teórica e conclusão.
g) Resumos de Dissertações e Teses: o resumo deve conter o título da dissertação e/ou tese, identificação do autor e orientador, a instituição, o resumo e as palavras-chaves em dois idiomas. Até 1 página.
h) Suplementos: reservado a publicação anual do Dossiê em Educação. Eventualmente firmam-se parcerias para publicação de anais de eventos.
i) Editorial: apresenta a edição do periódico. É reservado aos editores e convidados do periódico.

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