CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTES EM PESQUISAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Abstract
A Modelagem Matemática na Educação Matemática tem apresentado diferentes concepções em pesquisas no Brasil como “Ambiente de Aprendizagem”, “Alternativa Pedagógica”, “Perspectiva de Ensino”, “Estratégia de Ensino e Aprendizagem”, “Alternativa Metodológica”, entre outras. Observa-se que dependendo da concepção adotada pelo pesquisador e/ou professor, manifestam-se ações distintas para desenvolvê-la nas salas de aula. Este artigo tem o propósito de analisar as concepções de Modelagem Matemática evidenciadas nas Comunicações Científicas e nos Relatos de Experiências publicados na X Conferência Nacional de Modelagem Matemática, CNMEM, realizada em 2017. Em particular, procurou-se compreender quais concepções de Modelagem foram adotadas nas pesquisas desenvolvidas no Ensino Médio a fim de obter informações que contribuam para o trabalho que está sendo desenvolvido pelo primeiro autor em pesquisa de doutorado. A abordagem é predominantemente qualitativa, a partir da análise de documentos, na medida em que se tem o interesse de ler, estudar, classificar e referenciar os artigos publicados neste importante evento nacional. Como resultado, constatou-se que há predominância das concepções de “Alternativa Pedagógica” e “Ambiente de Aprendizagem” nos trabalhos publicados, e que a maioria dos trabalhos trouxe contribuições para o processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática em Nível Superior.
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