MAPPING RESEARCH ON THE DEVELOPMENT OF THE THEORY OF DIDACTICAL SITUATIONS IN THE PERIOD 2006 TO 2019

Authors

  • Emivan da Costa Maia Universidade Federal do Amazonas
  • Marcos André Braz Vaz Universidade Federal do Amazonas

Keywords:

Mathematics Education. Mathematics Teaching. Epistemological Reflection. Literature Review.

Abstract

Esta investigação possui o objetivo de mapear pesquisas sobre o desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, a fim de conhecer como a mesma vem sendo trabalhada no período de 2006 a 2019. Constatou-se que o surgimento da Teoria das Situações Didáticas ocorreu por necessidades e em meio às reivindicações de um ensino diferenciado e significativo de conteúdos científicos. É uma ferramenta recente e inovadora, pois apresenta conteúdos de forma distinta das metodologias tradicionais, necessitando o encorajamento de seu uso como prática pedagógica nas instituições educacionais. Deste modo, observou-se poucas pesquisas com a Teoria das Situações Didáticas no período investigado, sendo, na maioria das vezes, trabalhada como elemento secundário ou dividindo o protagonismo com outras concepções teóricas. Todavia, constatou-se inúmeras aplicações, mostrando-se um referencial que pode ser adaptado a qualquer contexto científico, considerando a interdisciplinaridade, permeando níveis de escolaridade e propiciando uma educação qualificada.

References

[1] ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática de Matemática: seus pressupostos de ordem Epistemológica, Metodológica e Cognitiva. Interfaces da Educação, v. 7, n. 21, p.131-150, 2016.

[2] ANDRADE, Maria Helena; OLIVEIRA, Rannyelly Rodrigues; FEITOSA, Raphael Alves. A Epistemologia na Didática da Matemática em completude com a tecnologia. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, 2018.

[3] ALVES, Francisco Regis Vieira; CAVALCANTE, Mairton Romeu. Obstáculos (epistemológicos) e o ensino de ciências e matemática. Interfaces da Educação, v. 8, n. 23, p. 253-274, 2017.

[4] MACHADO, Cláudia Rejane. Teorias de pesquisa em Educação Matemática: a influência dos franceses. Disponível em: <Http://www.mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/pesquisa/ CLAUDIA_FRANCESES.DOC.pdf>. Acessado em: 24 maio de 2019.

[5] ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

[6] OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT, v. 4, n. 2, p. 10-20, 2018.

[7] BARBOSA, Gerson Silva. Teoria das Situações Didática e suas influências na sala de aula. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo – SP. Anais... São Paulo, 2016.

[8] SILVA, Nilson Alves da; FERREIRA, Marcus Vinícius Vieira; TOZETTI, Karla Dubberstein. Um estudo sobre a situação didática de Guy Brousseau. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Paraná. Anais… Paraná: PUCPR, 2015. p. 19951 – 19961.

[9] ALMOULOUD, Saddo Ag.; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd (Grupo de trabalho 19 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil)). REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 6, p. 62-77, 2008.

[10] POMMER, M. W. A Engenharia Didática em sala de aula: elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo, 2013.

[11] TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães; PASSOS, Claudio Cesar Manso. Um pouco da Teoria das Situações Didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké, v. 21, n. 39, 2013.

[12] BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. 1. ed. 1. impr. São Paulo: Ática, 2008.

[13] VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

[14] FREITAS, José Luiz Magalhães de. Teoria das Situações Didáticas. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. revisada. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, p. 77-111, 2016.

[15] BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, Jean. (Org.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, p. 35-113, 1996.

[16] BROUSSEAU, Guy. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em didactique ds mathématiques, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.

[17] MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Engenharia Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. revisada. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, p. 233-247, 2016.

[18] PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

[19] CARDOSO, Tereza; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. Um caminho para mapear investigação. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p. 289-299, 2013.

[20] FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

[21] REIS, L. A. C.; ALLEVATO, N. S. G. Trigonometria no Triângulo Retângulo: as interações em sala de aula sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas. HOLOS, Ano 31, v. 1, 2015.

[22] GOMES, Marcelo dos Santos; SILVA, Maria José Ferreira da. Gamificação: uma estratégia didática fundamentada pela perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Horizontes – Revista de Educação, v. 6, n. 11, p. 18-30, 2018.

[23] KAPP, K. M. The Gamification of learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies of Training and Education. Pfeiffer, 2012.

[24] ALMEIDA, Luana Cerqueira de; NERY, Wesley Ferreira; SÁ, Vívian Caroline da Silva; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Situações Didáticas com o Geogebra: construindo o arco capaz e quadriláteros inscritíveis. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 10, n. 2, 2019.

[25] ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. (Org.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, p. 193-217, 1996.

[26] PETINI, Lidiane Ottoni da Silva. A teoria das Situações Didáticas no desenvolvimento de atividades com Robótica Educacional. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 780-790, 2019.

[27] LEITÃO, Rogério Lopes. A dança dos robôs: Qual a matemática que emerge durante uma atividade lúdica com robótica educacional? Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, 2010.

[28] BITTAR, Marilena. Uma proposta para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 3, p. 1-20, 2015.

[29] FORTES, Renata. Machado, Adriano. Educação para a vida, 8. Ano: manual do professor. 4. Ed. Curitiba, PR: ZOON Editora Educacional, 2013.

[30] BROUSSEAU, Guy. A Etnomatemática e a Teoria das Situações Didáticas. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, n. 2, p. 267-281, 2006.

[31] GONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Críticas, v. 18, n. 35, p. 29-46, 2012.

[32] DANTE, Luiz Roberto. Incentivando a criatividade através da educação matemática. 1980. 247f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1980.

[33] DANTE, Luiz Roberto. Criatividade e resolução de problemas na prática educativa matemática. 1988. 192f. Tese (Livre Docência em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1988.

[34] D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Um enfoque transdisciplinar à educação e à história da matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida V; BORBA, Marcelo de C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

[35] GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.

[36] GONTIJO, Cleyton Hércules. Resolução e Formulação de Problemas: caminhos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática. Anais do Sipemat. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006a.

[37] LIMA, Gabriel Loureiro de; BIANCHINI, Barbara Lutaif; GOMES, Eloiza. Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 132-142, 2019.

[38] CAMARENA, P. Aportaciones de Investigación al Aprendizaje y Enseñanza de la Matemática en Ingeniería, 2010. Disponível em: <http://www.ai.org.mx/ai/archivos/ingresos/camarenagallardo/dra._patricia_camarena_ gallardo.pdf>. Acesso em 04 de junho de 2018.

[39] CAMARENA, P. A treinta años de la teoría educativa “Matemática en el Contexto de las Ciencias”. Innovación Educativa, v. 13, n. 62, p. 17-44, 2013.

[40] CAMARENA, P. Didáctica de la matemática en contexto. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 1-26, 2017.

[41] FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In. Educação Matemática: uma (nova) introdução. Org. MACHADO, S. D. A. Editora EDUC, São Paulo, 2010.

[42] CAMARENA, P. Constructos Teóricos de la Metodología Dipcing en el Área de la Matemática. In: Congresso Nacional de Ingeniería Electromecánica y de Sistemas, 3, 2004, Ciudad de México. Memorias.... Ciudad de México, p.1-7, 2004.

[43] NUNES, Roberto da Silva; NUNES, José Messildo Viana. Modelos constitutivos de Sequências Didáticas: enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 148-174, 2019.

[44] SULEIMAN, Amal Rahif, Introdução ao Estudo das Situações Didáticas. Educação: Teoria e Prática, vol. 25, n. 48, p. 200-206, 2015.

[45] SOUZA, C. M. P.; LIMA, A. P. de A. B. O contrato didático a partir da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Progressão Aritmética. Zetetiké, v. 22, n. 42, p. 155-168, 2014.

[46] SILVA, F. L. C. F. da. Analisando contribuições da teoria das situações didáticas no ensino e na aprendizagem da estatística e das probabilidades no ensino fundamental. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.

[47] SANTOS, Arlem Atanasio dos; ALVES, Francisco Régis Vieira. A Engenharia Didática em articulação com a Teoria das Situações Didáticas como percurso metodológico ao estudo e ensino de Matemática. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, 2017.

Published

2021-06-29

How to Cite

Emivan da Costa Maia, & Marcos André Braz Vaz. (2021). MAPPING RESEARCH ON THE DEVELOPMENT OF THE THEORY OF DIDACTICAL SITUATIONS IN THE PERIOD 2006 TO 2019. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(1), 880–916. Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4113

Issue

Section

Artigos de Revisão