“EVA VIU A UVA?” PENSANDO O FRACASSO ESCOLAR E O EDUCAR PARA A LIBERDADE

Authors

  • Viviane Martins Vital Ferraz Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Monteiro Rigue Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Fracasso escolar, Educação formal, Políticas públicas educacionais.

Abstract

Abstract: This article aims to understand how to educate for freedom is intertwined with the right to education and facing school failure from the consolidation of a public literacy policy guided by integral education. This article development a bibliographic review about qualitative approach, choosing for this the following authors: Fernández (2001), Freire (2005), Soares (2002; 2016), Piaget (1977) e Gadotti (2006). As result of this review the conception of scholar failure is derivate by techniques and strategies which have part of formal education. While is necessary strengthen the notion of significant education beyond the expression “Eva did see the grape?”. It is necessary think education as a process of own discovery, as a complex reading of the world which is historic and multifaceted, especially in the literacy phase.

Keywords: Scholar failure, Formal education, Education public policies.

Author Biographies

Viviane Martins Vital Ferraz, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela Universidade Castelo branco (UCB/2002); especialista em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/2007); especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São José (FSJ/RJ);  mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é doutoranda pelo (PPGE/UFSM) desde 2017. É pesquisadora associada ao grupo de pesquisa Elos (UFSM), com enfoque nas temáticas: currículo, políticas públicas, formação de professores, práticas escolares, psicogênese, violências e direitos humanos. Atuou como docente em todos níveis da Educação: da educação infantil a pós-graduação, em instituições públicas e privadas.  E-mail: vivi.mvferraz@gmail.com

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). Consultora e formadora na Empresa Aura Assessoria Educacional e Institucional e Concatto Consultoria Empresarial. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar/UFSM (Ciências Humanas e Educação), UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Lingüística, Letras e Artes; Artes) e do Grupo de Pesquisa FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Nos últimos 10 anos tem tido interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Química.

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984); especialista em Currículo por Atividades (1986); especialista em  Orientação Educacional (1991); mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  no Departamento de Administração Escolar.  É professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa  Práticas Escolares e Políticas Públicas. É Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM. E-mail:rcsarturi@gmail.com

 

References

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Published

2021-06-29

How to Cite

Martins Vital Ferraz, V., Monteiro Rigue, F., & Carneiro Sarturi, R. (2021). “EVA VIU A UVA?” PENSANDO O FRACASSO ESCOLAR E O EDUCAR PARA A LIBERDADE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(1), 520–544. Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4211

Issue

Section

Ciências Humanas