SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS

Authors

  • Renato Abreu Lima PPGECH/IEAA/UFAM, Humaitá-AM, Brasil
  • Jorge Almeida de Menezes Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil
  • Doraci Brito de Souza Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas,Brasil
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil

Keywords:

Pratical classes, Botanical blindness, Natural essentials

Abstract

Medicinal plants are the oldest therapeutic forms used from antiquity to the present day, with their importance in natural medicine, in them we can find the aromas and herbal medicine widely used by the population, and varieties of chemical properties fundamental to the function can be found of healing and well-being, the aforementioned work aimed to make soaps, candles and repellents using natural essences of medicinal plants from the Amazon forest, enabling the relationship of procedures and techniques with subjects and concepts in the field of Botany, in the Agronomy course in the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) of the Federal University of Amazonas (UFAM), this research had an applied, bibliographical and descriptive research character, for data collection it started with the application of an open questionnaire with five questions for the previous one. students' knowledge of botany, after application of the questionnaires was expounded. Have expository classes followed by the application of the practical class in the biology laboratory for the making of repellent candles and soaps using natural essences of buriti (Mauritia flexuosa L.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), citronela (Cymbopogon nardus (L.)), pitanga (Eugenia uniflora L.), maracujá (Passiflora edulis Sims), alecrim (Rosmarinus officinalis L.) e cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng.) at the beginning, the students had difficulties on the subject, as they had little knowledge about botany, after the lectures and practical classes the research was quite satisfactory, because through this practice it was noted that it was possible to arouse curiosity and interest in botany making its popular knowledge more challenging in search of new knowledge, so this research was successfully completed with other teaching methods.

Author Biographies

Renato Abreu Lima, PPGECH/IEAA/UFAM, Humaitá-AM, Brasil

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Botânica, Ensino de Ciências e Plantas Medicinais. CRBio-6 sob nº 073096/AM-D.

Jorge Almeida de Menezes, Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil

Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rondônia (UFRO). Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Experiência em estudos de INTERAÇÃO BIOSFERA ATMOSFERA com ênfase em ANALISE E MODELAGEM DE PROCESSOS ECOFISIOLÓGICOS. Atuação em Desenvolvimento Regional - Suframa - Coordenação de Articulação Tecnológica - CGTEC, Análise e Coordenação de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID-Química no Sul do Amazonas. Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências e Humanidades (PPGCH). Professor Adjunto do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenador do Comitê Cientifico do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA(2019-2021). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA- UFAM - IEAA) (2021-2023). Coordenador do I SIMPÓSIO VIRTUAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA MESSOREGIÃO SUL DO AMAZONAS(11/2021). Diretor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA-UFAM (2022-2026).

Doraci Brito de Souza, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas,Brasil

Graduada em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Mestranda em Ciências Ambientais (UFAM)

Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNSL (2019). Mestre em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM (2021). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

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Published

2022-12-31

How to Cite

Abreu Lima, R., Almeida de Menezes, . J. ., Brito de Souza, D. ., & Sant’ Anna Cavalcante, F. . (2022). SEMEANDO SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 9(1), 01–11. Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/6415

Issue

Section

Ciências Biológicas