JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÓGICA

Autores/as

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará
  • Everton Soares Cangussu Instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.
  • Daniel Santos de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Palabras clave:

Lógica matemática, Wittgenstein, Jogos de linguagem

Resumen

Este ensaio apresenta de forma sucinta um histórico da lógica formal e sua evolução para a lógica matemática ou simbólica. Discorre acerca das escolas filosóficas da matemática relacionando-as com a lógica matemática, buscando incorporar as ideias de Ludwig Wittgenstein, tanto da primeira fase, quanto da segunda fase de sua filosofia, em especial, os jogos de linguagem pensados, neste texto, como uma metodologia de ensino de lógica. Reforça o ensino de lógica matemática no curso de licenciatura em matemática, sob a justificativa de que, a lógica matemática deve ser ministrada com o intuito de fornecer ferramentas de argumentação para o futuro professor, por meio dos jogos de linguagem, no sentido de construir significados e conceitos inerentes a sua forma de vida.

Biografía del autor/a

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará

Licenciada (1985) y Especializada en Matemáticas (1988), Especializada en Filosofía del Conocimiento y del Lenguaje (1995) por la Universidad de Vale do Rio dos Sinos, Maestría en Educación (2000) y Doctorado en Educación (2005) por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul con prácticas de doctorado en la Universidad de París 7 y prácticas posdoctorales en el Institut d? Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques de la Université Paris 1 (Sorbonne). Actualmente es profesora asociada del Programa de Posgrado en Educación Científica y Matemática y profesora del Curso Integrado de Licenciatura en Educación en Ciencias, Matemáticas y Idiomas de la Universidad Federal de Pará, trabajando principalmente en las siguientes materias: enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas, habla pedagógica, construcción del concepto matemático, matemáticas y lenguajes, traducción de textos matemáticos. Líder del Grupo de Estudios e Investigación en Lenguaje Matemático

Everton Soares Cangussu, Instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

Professor EBTT do IFMA - Campus Imperatriz. Licenciado em Matemática pela UEPA, especialista em Matemática e Estatística pela UFLA, Mestre em Matemática pela UFMA /PROFMAT. Doutorando em Educação em Ciências e  Matemática - REAMEC.

Daniel Santos de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2002). É especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física pela Faculdade Integrada de Amparo.(2003). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. (2011). Possui Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT - UFT. (Palmas - 2013). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC, vinculado ao Pólo Acadêmico da Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz e Coordena a OBMEP na região MARANHÃO_02 desde 2014.

Citas

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Abreu da Silveira, M. R., Cangussu, E. S., & Santos de Carvalho, D. (2021). JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÓGICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(1), 855–864. Recuperado a partir de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4686

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Artigos de Revisão