O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Rayla Beatriz da Silva Santos Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palabras clave:

Palavras-chave: Crise sanitária; Estratégias metodológicas; Tecnologias digitais.

Resumen

A pandemia de COVID-19 trouxe grandes impactos ao sistema de ensino do Brasil e do mundo, na tentativa de conter a transmissão entre crianças, jovens e suas famílias as autoridades sanitárias impuseram medidas de isolamento, deu-se início a campanha “fique em casa”, suspendendo assim as aulas presenciais em todo território brasileiro. As aulas presenciais deram lugar ao ensino remoto emergencial mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com objetivo de analisar o uso das TDIC no período de ensino remoto emergencial, buscamos investigar através da revisão sistemática integrativa quais as principais estratégias metodológicas utilizadas pelos professores durante o período da pandemia de COVID-19 e as possíveis dificuldades enfrentadas por eles durante esse período. Diante dos resultados encontrados, observou-se poucos trabalhos relacionados a estratégias utilizadas pelos professores nesse período, podemos observar a predominância de estudos relacionados aos impactos e as dificuldades encontradas por professores e alunos durante o ensino remoto emergencial, podemos destacar também, a falta de formação dos professores para o uso das tecnologias, o aumento do tempo de trabalho, a fragilização da saúde emocional de professes e alunos, as desigualdades de acesso as tecnologias digitais e o pouco suporte do poder público. Dessa forma, a pandemia mostrou a necessidade de formação da comunidade escolar como um todo e a necessidade de incluir digitalmente grande parte da sociedade.

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Publicado

2024-04-27

Cómo citar

da Silva Santos, R. B. ., & Abreu Lima, R. (2024). O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 10(3). Recuperado a partir de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/7552

Número

Sección

Ciências Humanas