FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO SOBRE O CICLO FOTORRESPIRATÓRIO PARA FACILITAR O APRENDIZADO

Autores

  • Antonia Eliene Duarte URCA
  • Luciana Calabró UFRGS
  • Kátia Regina Rodrigues Lima
  • Jean Paul Kamdem URCA
  • Luiz Marivando Barros URCA
  • João Batista Teixeira da Rocha
  • Diogo Onofre Gomes de Souza

Palavras-chave:

Infográfico, Fotorrespiração; Investigação; Aprendizagem e Cientometria.

Resumo

O tema Fotossíntese é considerado complexo  para professores e estudantes de Ciências Biológicas, quando abordado nas aulas de Ciências. A aprendizagem baseada em investigação e criação de um conflito cognitivo, sobre fotorrespiração, pode afetar positivamente as atitudes, comportamentos e aprendizado do aluno. Foi construído um infográfico de apoio pedagógico, a fim de instigar a curiosidade e demonstrar a fotorrespiração em plantas cultiváveis, e analisar o impacto dessa ferramenta perante  80 estudantes, de quatro  salas de aula, dos 7º e 8º semestres, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, ancorado em uma análise cientométrica sobre o tema. O estudo cientométrico cobriu artigos que foram publicados desde 1984 até 2019 e indexados na base de dados Scopus. As palavras-chave usadas para coletar os dados foram ensino, conteúdo  e fotossíntese. A fotorrespiração, foi explicada aos alunos, no pré-teste com o método de aula tradicional e no pós-teste, associado com o método baseado em investigação e criação de um conflito cognitivo, em seguida, os dados sobre o discurso, raciocínio dos alunos e o conhecimento, foram coletados. A aplicabilidade desse modelo de prática investigativa, amplia a compreensão, interpretação e melhoria dos resultados da aprendizagem efetiva sobre fotorrespiração, no ensino de nível universitário. Quanto à cientometria, ao todo, 17 periódicos foram selecionados e 23 artigos foram analisados, e 78 % foram publicadas desde 2008.  A análise da citação revelou um interesse limitado e em estágio incipiente por esse tópico e os trabalhos sobre Biologia das plantas são os mais citados. Sugere-se promover a abordagem de criar conflito cognitivo associado ao uso do infográfico no ensino sobre Fotossíntese.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Antonia Eliene Duarte, Luciana Calabró, Kátia Regina Rodrigues Lima, Jean Paul Kamdem, Luiz Marivando Barros, João Batista Teixeira da Rocha, & Diogo Onofre Gomes de Souza. (2020). FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO SOBRE O CICLO FOTORRESPIRATÓRIO PARA FACILITAR O APRENDIZADO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 7(2), 710–740. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3122

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Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar

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