Relato de experiência: atividade lúdica sobre os processos de propagação de calor

Autores/as

  • Ricardo Henrique Barrozo Viana Kettenhuber Universidade Federal do Acre
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre

Resumen

A física é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil. Por isso, é necessário que o professor motive o aprendizado dos estudantes, utilizando metodologias alternativas. Dentro dessa concepção, o trabalho utiliza uma atividade lúdica para o ensino médio sobre os processos de propagação de calor, com objetivo de facilitar os processos de ensino e de aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, em duas turmas do segundo ano de uma escola pública de Rondônia. O conteúdo foi apresentado, em seguida foi aplicado o jogo semelhante a um quebra-cabeça, e por último um questionário foi aplicado. Os resultados mostram que alguns alunos confundiram os processos de irradiação e convecção durante o jogo, porém conseguiram finalizar a montagem. Os alunos participaram efetivamente. Além disso, foi possível perceber que o trabalho com jogos estimulou o interesse dos discentes, podendo ser caracterizada como uma ferramenta útil nas aulas de física.

Publicado

2020-08-24

Número

Sección

Informes de experiencia