Sinais-termo em libras: uma proposta terminológica para favorecer a apropriação de alguns conceitos da termodinâmica química

Autores/as

  • Gabriel Pizano Universidade Federal de Viçosa
  • Vinícius Catão Universidade Federal de Viçosa
  • Eduardo Andrade Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-9

Resumen

A ausência de terminologias em Libras para conceitos científicos pode dificultar a aprendizagem dos estudantes surdos, sobretudo ao tratar de conceitos abstratos como os relacionados à Termodinâmica Química. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor, a partir de discussões envolvendo profissionais e estudantes surdos e ouvintes da área, três sinais-termo para essa temática, a saber: Termodinâmica, Calor e Trabalho. Assim, busca-se amparar e respaldar o direito linguístico desses estudantes. Para a proposição e a validação dos referidos sinais-termo, bem como a composição das fichas descritivas dos mesmos, empregamos a metodologia proposta por Nascimento (2016) em sua Tese de doutorado. Considerando as terminologias em Libras como um aspecto fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos e reconhecendo o ganho conceitual com a utilização de sinais e sinais-termo em detrimento das datilologias, destacamos que a presente pesquisa pode contribuir para a atenuação dessa barreira linguística, principalmente em aulas de Química. Por fim, vale ressaltar que os sinais-termo propostos, alicerçados em uma base conceitual, tendem a gerar maior significação e, por sua vez, entendimento do assunto pelos estudantes surdos.

Publicado

2021-10-25