O contexto da temática água no ensino de ciências conforme os impactos ambientais ocorridos na cidade de Brumadinho
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-17Resumen
A pesquisa tem como objetivo investigar a temática água articulada aos conhecimentos prévios dos alunos, tomando como o contexto o ocorrido no desastre da ruptura da barragem da cidade de Brumadinho, MG, considerado o maior desastre da história do Brasil. A pesquisa foi realizada com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental, da Escola Juscelino Kubitschek. A intervenção didática foi dividida nos 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, a saber: problematização, organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. A análise de dados foi feita pela Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio da ATD ficou demonstrado que a metodologia aplicada favoreceu a aprendizagem dos estudantes quanto aos conhecimentos teóricos associados aos conhecimentos prévios referentes a temática água, indicando que estratégias de ensino facilitam o aprendizado.